10 erros muito comuns nos investimentos e como evitá-los

erros comuns nos investimentos

Já diz o ditado: “Errar é humano!”. Ok, a gente até concorda com isso! Mas ninguém gosta de errar, né? Aqui no Yubb, o objetivo é te ajudar para que você erre cada vez menos e consiga ganhar mais dinheiro. A gente vai te apresentar os erros comuns nos investimentos para que você consiga evitá-los.

No post de hoje, a gente separou as 10 falhas que são mais frequentes entre os investidores iniciantes. Com certeza você já deve ter passado por alguma delas, mas não tem problema nenhum! É errando que se aprende =) Veja o infográfico com os erros comuns nos investimentos e leia o texto para saber como evitá-los!

1. Deixar dinheiro na poupança

Esse é o erro mais catastrófico para quem cuida do seu próprio dinheiro! Poupar não é investir, ou seja, poupança não é investimento. Ao deixar as suas economias na poupança, você não está só “ganhando pouco”, você está realmente perdendo dinheiro para a inflação! Para quem quer ter uma vida financeira tranquila e quer investir melhor, o primeiro passo é tirar o seu dinheiro da poupança e aplicar em investimentos com mais rentabilidade (e com a mesma segurança).

+ Quer saber porque a poupança é tão ruim? Leia este texto.

2. Não ter uma reserva de emergência

Sabe aquele dinheiro que fica guardado para cobrir imprevistos? É a chamada reserva de emergência! Antes de investir todo o seu patrimônio, é muito importante que você tenha uma reserva disponível para ter mais tranquilidade. Essa reserva precisa estar aplicada em investimentos com liquidez diária (com opção de resgate a qualquer momento). Depois desse dinheiro “guardado”, você pode usar o resto das suas economias como quiser e nas aplicações que desejar.

+ Saiba mais sobre reserva de emergência clicando aqui.

3. Ouvir o seu gerente do banco

Infelizmente, o gerente do banco não é o seu melhor amigo. É interessante ouvir o que ele tem a dizer, mas nada de levar como verdade absoluta! Como ele está ali trabalhando, vai te indicar os produtos que são boas opções para o banco e não necessariamente para o seu portfólio de investimentos.

Por isso, é muito importante que você tenha contas abertas em várias instituições financeiras para aproveitar as boas oportunidades de todas elas. Vale lembrar que as rentabilidades dos investimentos de grandes bancos normalmente são bem mais baixas que de bancos médios ou financeiras, portanto, busque pelo Yubb e ganhe mais! Nada de ficar preso a sua conta e ao seu gerente!

4. Não estudar sobre o assunto

Como já dissemos muitas vezes nos textos e vídeos do Yubb, não é necessário ser nenhum expert para investir seu dinheiro. Com um conhecimento básico, é possível conseguir boas aplicações. Mas não estudar sobre o assunto é um erro muito sério! Para investir e ganhar mais, é importante que você saiba pelo menos o básico sobre o tema. Aliás, o mais importante é que você se interesse pelo assunto e busque sempre conhecimento para ir aperfeiçoando a sua carteira de investimentos.

+ 10 coisas que você precisa saber antes de investir o seu dinheiro

5. Ter pressa para ficar rico

Acho que você já ouviu a história da lebre e da tartaruga, né? Quem tem muita pressa, não chega a lugar nenhum. No mundo dos investimentos, a pressa para ficar rico é um fator que pode se tornar um obstáculo na sua vida financeira. Assim como tudo na vida, é preciso ter muita paciência para economizar dinheiro, escolher as melhores aplicações e aguardar o rendimento delas. Com paciência e disciplina, você vai conseguir juntar bastante dinheiro e ter os melhores investimentos.

+ Veja o vídeo com o autor do livro “Me acorde quando eu estiver rico!” e entenda mais sobre isso!

6. Pensar no curto prazo

O brasileiro tem o costume de ser muito imediatista! Quer investir o dinheiro em aplicações com resgate rápido e já usar aquela quantia para “aproveitar a vida”. É claro que ter objetivos de curto prazo é importante, mas a vida financeira é feita de objetivos de curto, médio e longo prazo. Pensar sempre no curto prazo pode ser um erro crucial para o seu portfólio. Os investimentos a longo prazo são os mais importantes já que são aqueles que vão garantir o seu futuro. E são eles que vão render mais, porque os juros vão ficar “trabalhando” durante anos.

+ Confira as nossas dicas de investimento para curto, médio e longo prazo.

7. Achar que os riscos não existem

Todo investimento tem um risco! Por mais que você esteja colocando o seu dinheiro em uma aplicação garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o risco está lá. Ser um investidor conservador e investir só em produtos de renda fixa não faz com que os riscos desapareçam. Por isso, é muito errado achar que os riscos não existem! Procure conhecer as garantias do seu investimento para saber lidar caso algo aconteça.

+ Conheça os riscos dos investimentos lendo este post.

8. Esquecer dos impostos

Não adianta ficar bravo: os impostos existem, sim! A maioria das aplicações financeiras é tributada pelo imposto de renda (IR) e você precisa fazer essa conta na hora de investir o seu dinheiro. Além de calcular a rentabilidade bruta, é essencial que você calcule a rentabilidade líquida do seu investimento. Dessa forma, você estará descontando a cobrança de IR e saberá exatamente qual é o seu rendimento.

Dica: quer fugir dos impostos? No Yubb, basta selecionar o filtro “isento de imposto de renda” no menu do lado esquerdo e nós só te mostraremos títulos em que o IR não é cobrado 😉 Vem experimentar clicando neste link!

9. Colocar todo o patrimônio em um só lugar

Um dos princípios básicos do mundo dos investimentos é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Isso significa que colocar todo o seu dinheiro na mesma aplicação é um super erro! Além de isso prejudicar a rentabilidade dos seus investimentos, se acontecer algum problema com aquela instituição, você pode perder o seu patrimônio. Diversificar o seu portfólio é indispensável! Basta colocar cada parte do seu dinheiro em um investimento diferente.

+ Quer diversificar a sua carteira de investimentos? Veja as nossas dicas!

10. Não ter disciplina

Não adianta economizar e investir uma vez ou outra. É necessário que você junte dinheiro todos os meses para continuar investindo, busque conhecimento para procurar novos produtos financeiros, acompanhe o resultado das suas aplicações para fazer as mudanças necessárias e assim por diante. Na vida financeira, ter disciplina é muito importante para que você consiga manter uma rotina de economia de dinheiro e também de bons investimentos.

 

Gosto de conhecer os erros comuns nos investimentos? Qual foi o erro que você mais quer evitar ou aquele que não se perdoaria caso cometesse? Responde aqui pra gente! =)