4 indicadores de ações que você deve analisar

530

Será que essa empresa dá lucro? O setor dessa empresa está crescendo no Brasil? Ela é a melhor do mercado? Antes de investir em ações, é preciso analisar algumas características da empresa em que você vai aplicar o seu dinheiro. Conheça 4 indicadores de ações.

Esse tipo de análise se chama análise fundamentalista, ou seja, é baseada em fundamentos daquela empresa. É aquele processo de entender qual é o setor daquela companhia, o que ela faz e como funciona. É uma ótima análise para o buy and hold: investir em ações para o longo prazo.

Existem muitas empresas na bolsa de valores e, para escolher em qual investir, alguns indicadores podem te ajudar. São 4 indicadores de ações simples que podem ser o seu primeiro “filtro” na hora de comprar uma ação.

O primeiro é o mais conhecido: lucro. Será que, depois de todas as operações, a empresa ainda dá lucro? O resultado final é positivo? Se a resposta for sim, pode ser uma boa oportunidade. Se for não, vale analisar melhor. Esse é o primeiro indicador que deve ser analisado.

Também é importante analisar o patrimônio líquido. A empresa possui o ativo e o passivo: ativo é o que ela recebe enquanto passivo são as despesas. Quando você retira o passivo do ativo, obtém o patrimônio líquido.

Se o ativo é grande e o passivo é pequeno, o patrimônio líquido é grande e isso é um ótimo sinal. Se o ativo é grande e o passivo também, o patrimônio líquido é mediano: vale ficar atento. Se o ativo é pequeno e o passivo é grande, o patrimônio líquido é negativo, ou seja, não invista nessa empresa.

Quer conhecer os outros dois indicadores? Estivemos com Bea Aguillar, canal Papo de Bolsa, e ela trouxe todas as dicas para você investir melhor. Confira:

O que achou do vídeo? Esperamos que tenha gostado! Inscreva-se no canal do Yubb no YouTube e ative as notificações para não perder os novos vídeos.


Gostou de conhecer mais sobre os indicadores de ações? Se tiver qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo 😉