4 investimentos para se proteger da inflação

282

Como todos sabem, um dos índices de inflação disparou em 2020: o IGP-M acumula alta de mais de 15% neste ano. Um dos principais objetivos do mercado financeiro é manter os resultados acima da inflação. Mas com um cenário desses, como proteger seus investimentos da alta dos preços?

Primeiramente, precisamos entender um pouco sobre o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado): um dos principais indicadores inflacionários e usado no reajuste de contratos financeiros como aluguéis, energia, telefonia e outros. 

Diferente do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP-M leva muito em conta o aumento dos preços negociados no atacado.

Por causa disso, é sensível ao valor das commodities e insumos. Por sua vez, com a alta valorização do dólar nesse último ano, os preços das matérias primas também subiram muito. 

Resultado: o IGP-M acumula uma alta de mais de 15% e podendo chegar a 18%, segundo especialistas, em 2020.

Com essa forte alta, surge a preocupação de se encontrar investimentos que garantam rendimentos acima da inflação. A boa notícia é: existem pelo menos quatro maneiras de se proteger da alta dos preços.

A primeira e mais segura de todas é a compra de títulos de renda fixa que estejam atrelados aos índices. Existem várias modalidades com rendimentos acima da inflação: CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e até mesmo alguns papéis do Tesouro Direto.

Outra forma de se proteger da alta inflacionária é a compra de ações do setor elétrico. Isso porque esse segmento utiliza o próprio IGP-M para regular seus serviços. Ou seja, dificilmente a inflação será um problema referente aos resultados desses ativos.

O investidor também pode negociar ações de exportadoras de commodities. Isso porque os ativos deste segmento acompanham as oscilações do dólar. Isso significa que caso aconteça uma alta na moeda estrangeira, o valor dos ativos dessas empresas também aumenta.

Nesse mesmo sentido, o investidor pode se proteger com outros ativos atrelados ao dólar: ações estrangeiras, BDRs, fundos de investimento com esse papel, ETFs e outras. Ao dolarizar sua carteira, dificilmente você será afetado pelas oscilações da inflação brasileira.

E como encontrar os melhores investimentos para que você se proteja desse cenário?

O Yubb é uma plataforma gratuita de busca de ativos para sua carteira. Com uma busca avançada é possível encontrar diversas dessas formas de ativos que protegem você da alta dos preços. No vídeo abaixo, ensinamos como você pode utilizar nosso site para fazer essa procura:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo