7 frases sobre finanças para te inspirar

0
59

Muitas pessoas não acreditam no poder das frases porque não sabem o poder incrível da frase certa no momento certo. As frases sobre finanças que foram selecionadas são extremamente fortes financeiramente falando. São frases que, se seguidas, eu tenho certeza de que farão a total diferença na sua vida.

Veja o infográfico e continue lendo o texto abaixo =)

Frases sobre finanças

1. “Preço é o que você paga, valor é o que você leva”

Uma coisa é o preço que você paga por algo, outra totalmente diferente é o valor que acrescenta em sua vida.

É o tal do custo/benefício. Alguns produtos não valem o preço que pagamos e isso depende da opinião de cada um.

Portanto, procure por valor ao invés de procurar por algo barato. O barato pode sair caro no longo prazo.

2. “Riqueza é ausência de necessidade”

Se você fosse a pessoa que, no mundo inteiro, possuísse mais dinheiro, você seria a pessoa mais rica do mundo? Depende! Se você ganha todo dinheiro do mundo e, na mesma medida, você gasta todo esse dinheiro, você não é rico.Riqueza é de fato ter mais do que as suas necessidades. Logo, para isso, não precisamos de tanto dinheiro assim.

Você já ouviu falar sobre a “corrida dos ratos” de Robert Kyiosaki? Kyiosaki é autor do best-seller “Pai Rico Pai Pobre”. Basicamente, a corrida se resume ao fato de a maioria das pessoas, após passarem a ganhar mais, aumentarem seus gastos. Elas ganham um aumento de salário e, com isso, trocam de carro. Ganham um novo aumento de salário e compram uma casa. Um novo aumento e alteram o pacote de TV, de internet, etc. Desta forma, ela sempre sente falta de mais dinheiro. A quantidade que tem nunca é suficiente.

Ou seja, elas acumulam despesas ao invés de acumularem bens que geram riquezas como imóveis para alugar

3. “Gaste menos do que ganha e invista a diferença”

Considero essa a fórmula da riqueza! Gastar menos do que ganha já indica uma ausência de necessidades.

Gaste menos do que ganha todo mês, guarde aquele bônus que você recebeu e invista tudo. Com paciência você verá sua riqueza sendo construída.

Acredite, é sensacional ver seu dinheiro crescendo!

4. “Jamais gaste dinheiro antes de possuí-lo”

Lei básica para todo poupador e investidor. Você não recebeu, logo, você não tem.

Aqui entram financiamentos e empréstimos. Um empréstimo só é inteligente se você o utiliza para alavancar e ganhar mais dinheiro no médio e longo prazos.

Aqui, um outro grande vilão é, sem dúvidas, o cartão de crédito. Ele nos faz acreditar que temos mais dinheiro do que realmente temos. Afinal, por que parcelar? Será que não é mais interessante poupar o valor e ainda pedir um desconto à vista?!

5. “Coisas não te fazem rico, dinheiro é que faz”

Sabe aquele amigo que ganha o mesmo que você e tem um carrão de luxo novinho enquanto você continua no carro popular? Então, esse seu amigo é, provavelmente, mais pobre que você!

Esse é um erro muito comum!. Tão comum que já faz parte do subconsciente da maioria das pessoas e elas nem se quer entendem como um erro de fato. Entenda que querer parecer rico só te deixa mais pobre.

6. “Dinheiro só não traz felicidade para quem não sabe o que fazer com ele”

O dinheiro não compra felicidade, isso é verdade. Não dá para comprar felicidade. Para alcançar a felicidade plena, são necessários outros fatores que o dinheiro não compra.

Porém, o dinheiro traz felicidade nos campos onde ele pode atuar. Uma doença, por exemplo, pode ser evitada ou curada e aquela viagem dos sonhos pode enfim ser realizada. Podemos até alcançar a tal da liberdade financeira para nunca mais precisar trabalhar. Resumindo, o dinheiro traz felicidade para quem sabe onde empregá-lo.

7. “O custo de estar errado é menor que o custo de não fazer nada”

Começar a investir de forma errada é completamente comum e plausível. Afinal, nada melhor do que a prática para aprender.

Difícil encontrar alguém que não nunca tenha colocado o dinheiro na poupança ou que não tenha feito um título de capitalização. Lembrando que esses dois exemplos nem são investimentos! Mas vale lembrar que tudo que você faz de errado serve como aprendizado. O que você faz de errado te faz crescer. E, da próxima vez, você tem a chance de melhorar.

Investiu errado? Tira o dinheiro de lá para nunca mais voltar e aprenda sobre novos investimentos! Errar é muito melhor do que não fazer nada.

 

Gostou das frases sobre finanças? Vai usá-las em sua rotina? Deixe aqui embaixo o seu comentário =)

Douglas Gonçalves

Douglas Gonçalves é dono do blog Dicas Financeiras e também criador de Ebooks sobre finanças e investimentos.

 

As opiniões expostas neste artigo são baseadas na visão do autor e não necessariamente refletem o entendimento do Yubb.