9 motivos para investir

0
118

A gente sempre fala aqui sobre a importância de buscar investimentos, acompanhar novos tipos de investimento, tirar o dinheiro da poupança, ganhar mais do que a inflação e aplicar melhor o seu dinheiro, né? Agora, é bem provável que já tenha se passado pela sua cabeça alguma vez a seguinte pergunta: por que raios as pessoas investem?! Quais os motivos para investir? Qual a utilidade disso tudo?! Vai dizer que você nunca pensou em algo assim? 😉

Vários usuários do Yubb trazem essas dúvidas para a gente. Vira e mexe alguém pergunta “é importante mesmo investir?”, “Qual deve ser meu objetivo na hora de investir?” ou “O que eu faço com o dinheiro que eu receber do investimento?”. Por isso, fizemos um levantamento para entender os principais motivos para investir que levam as pessoas a realizar um investimento.

Olha só o que a gente descobriu!

Quais são os motivos para investir ou começar a investir das pessoas? Chega de desculpas para deixar o dinheiro na poupança. Fizemos um levantamento para você descobrir os principais motivos para investir e escolher o seu!

 

Os principais motivos para investir que descobrimos

Claro que aqui não estão todos os motivos existentes para alguém investir. Mas, nesse levantamento, descobrimos alguns padrões muito interessantes sobre os principais motivos que levam as pessoas a realizar investimentos. O objetivo de tudo isso? Gerar uma reflexão para que você pense no motivo do seu investimento (ou no motivo para começar a investir).

Viver mais e melhor: a qualidade de vida que todo mundo quer!

O principal motivo de muitas pessoas na hora de investir é melhorar a qualidade de vida. O raciocínio faz sentido: se eu tenho dinheiro disponível, por que não fazer um investimento que me renderá frutos no futuro? Com isso, poderei ter uma melhor qualidade de vida (embora “qualidade de vida” seja um termo amplo que pode significar diversos aspectos).

Uma curiosidade aqui: os outros motivos para investir também estão conectados à qualidade de vida. Vamos chegar lá, mas este é um ponto relevante para você perceber: praticamente todos os motivos para investir estão relacionados à qualidade de vida.

Tá caro estudar!

Não é nenhuma novidade que pagar por educação está cada vez mais caro!!! Muita gente quer colocar os filhos em escola particular por causa da qualidade de ensino, mas o bolso fica apertado muitas vezes. Depois da escola, ainda vem a faculdade. Infelizmente, grande parte das vagas em universidades públicas é preenchida por pessoas com dinheiro e que podem pagar um curso preparatório pro vestibular. Resultado: mais dinheiro na hora de estudar em uma universidade.

Por isso, muitas pessoas investem pensando na educação: seja uma escola particular para o filho, seja uma universidade para si mesmo, um curso de inglês ou em outra língua para se aperfeiçoar no trabalho, um curso de desenvolvimento em negócios e muitos outros na área da educação.

Tem coisa melhor do que viajar?

Ah, que saudades de Paris, Nova York, Londres, Barcelona… quem aí não curte viajar, sair um pouco da sua cidade, conhecer novos lugares e ter novas experiências? Pois é! Difícil encontrar alguém que não goste de viajar. Fácil mesmo é encontrar quem não tem dinheiro para viajar! Nessa vida corrida de todo mundo, sobra pouco dinheiro para fazer planos de viagem pelo mundo ou pelo Brasil.

E como é que muita gente consegue dinheiro para viajar? Investindo! Vale a pena fazer um planejamento, guardar dinheiro, fazer alguns investimentos e conseguir mais dinheiro para poder viajar. A recompensa vai valer muito a pena!

Por falar nisso, o blog Quanto Custa Viajar tem mais dicas sobre juntar dinheiro e viajar.

Um cantinho pra chamar de seu

Se não tá fácil conseguir dinheiro para viajar, imagina para comparar a casa própria! Tudo bem que a gente tá vivendo a onda da economia compartilhada e tem muita gente por aí preferindo compartilhar a casa e alugar ao invés de comprar o próprio imóvel. Mesmo assim, na hora de investir, muitas pessoas estão de olho mesmo é láááá na frente, na hora de comprar a casa própria e ter um espaço pra chamar de seu.

O importante nesse caso é pensar bem no investimento, porque precisa ser algo de mais longo prazo. A gente vê no Yubb muitas pessoas interessadas em investimentos do Tesouro Direto nessa hora de pensar em investimentos de longo prazo.

Lojas, lojas e mais lojas

Aqui é a turma do “shopping”, do último modelo do iPhone, do computador de última geração, da bolsa de marca, do carro novo. Na hora de entender os motivos dos investimentos, descobrimos que muitas pessoas não lá tãããão interessadas no futuro, em comprar a casa própria, viajar, guardar para aposentadoria e outros motivos. Muita gente quer é ter mais dinheiro no final do mês para consumir bens e serviços.

Faz sentido! A vida é mesmo para se viver, né? É claro que a gente vai sempre defender que você guarde dinheiro e faça investimentos. Mas também é importante aproveitar a vida e ser feliz!

Ser pai e mãe

Aqui é uma lógica parecida com a da casa própria. Afinal, os custos necessários para comprar um imóvel e ter um filho são parecidos em muitas cidades do Brasil! ? Mas sem susto, dá para se planejar e fazer tudo acontecer de forma tranquila. Falamos dos investimentos mais de longo prazo no item da casa própria e o mesmo vale aqui: já vimos várias pessoas dizendo que estão interessadas em investir para ter um filho no futuro ou mesmo garantir a educação e o sustento dos seus filhos. Nesse caso, vale a pena dar uma olhada nos investimentos do Tesouro Direto como falamos aí em cima.

Deixa a previdência social pra lá! 

Com toda essa movimentação e debate sobre a previdência social, você não vai deixar seu dinheiro lá para se aposentar, né? Principalmente agora que o governo liberou os saques do FGTS! Resgatar o dinheiro do FGTS e aplicar em algum investimento é uma ótima ideia. E é exatamente isso que muita gente tem feito por aí: investindo em títulos de longo prazo para resgatar daqui a alguns anos e poder se aposentar com tranquilidade. Por exemplo, o Tesouro Direto tem título que vence só em 2050!

Já percebeu que o Tesouro Direto está em vários momentos aparecendo como uma alternativa muito boa para você investir, né?

Ganhar mais dinheiro

Percebemos um aspecto importante: no nosso levantamento, vimos que algumas pessoas não possuem objetivos muito claros e determinados sobre o investimento. Não sabem ao certo os motivos para investir, mesmo que já estejam fazendo investimentos. Mesmo assim, sabem que deixar dinheiro na poupança é igual a perder recursos e sabem da importância de investir. O único detalhe é a falta de clareza desse propósito. Assim, para essas pessoas, o investimento é, principalmente, uma forma de rentabilizar o patrimônio e ganhar mais dinheiro.

Mas não tem problema nenhum. Muito pelo contrário: o importante é sempre investir! Aos poucos, você vai descobrir o seu propósito e o que te motiva a continuar investindo.

S.O.S emergência! 

Perder emprego, gastar mais do que devia, ajudar financeiramente um familiar ou um amigo, fazer uma reforma de emergência em casa, consertar a batida do carro… são quase infinitos os motivos que podem fazer com que a gente tenha uma surpresa financeira não muito agradável durante o mês. E, nesses casos, é importante ter uma reserva de emergência para utilizar nessas situações.

É o que várias pessoas fazem: investem uma quantidade sempre que podem para ter essa reserva de emergência. Se tudo correr bem e não precisar mexer nessa reserva, usam os seus recursos e os investimentos que ganharam para outro objetivo, como se aposentar, viajar ou comprar a casa própria.

E você, por que você investe ou quer começar a investir? Quais os motivos para investir que você tem ou considera importante? Conta pra gente aqui em baixo!