Como uma empresa pode abrir capital na bolsa de valores

144

Se você já investiu em ações, sabe que existem muitas empresas listadas na bolsa de valores. Mas como uma empresa chega naquela lista? Qual é o processo para uma companhia abrir capital e permitir investimento de acionistas? O que ela precisa fazer para ter as suas ações negociadas?

O processo é longo, mas simples de compreender. Cada empresa passa por alguns estágios durante o seu crescimento: tudo pode começar com os recursos próprios do empreendedor. Em um segundo momento, podem surgir sócios que querem financiar o crescimento.

Depois, o empreendedor pode pedir um crédito bancário para obter mais recursos. A emissão de papéis de dívidas (como CRIs, CRAs e debêntures) também pode ser uma forma de financiamento.

Até que, chega um determinado momento, em que a empresa decide buscar acionistas e abrir capital na bolsa de valores. Em outras palavras, realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO).

Para abrir capital, a empresa precisa seguir algumas regras e seguir um caminho junto com a B3 (bolsa de valores do Brasil) para fazer o seu IPO. Um ponto muito importante é que deve existir demanda de investidores para a empresa ser listada na bolsa.

Depois de percorrer todo esse caminho, acontece aquele evento tão simbólico que é o dia do toque da campainha. É o momento que marca o primeiro dia de negociação da empresa no próprio espaço da B3.

Quer saber mais detalhes sobre esse processo? Yubb esteve com Felipe Paiva, diretor de relacionamento com o cliente da B3, para falar sobre o assunto. Dá o PLAY:

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se no canal do Yubb no YouTube e ative as notificações para não perder os novos vídeos.

Você sabia como era o processo para uma empresa abrir capital na bolsa de valores? Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo! 😉