Bolsa de valores em 2021 e outras perspectivas para o ano – com Beto Indech

103

Nessa entrevista da série “perspectivas para 2021”, o Bernardo conversou com o Beto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora. Confira algumas partes desse bate papo, e descubra quais as expectativas do Beto para a bolsa neste ano!

Aprendizados de 2020

Beto destaca alguns fatores que impactaram o mercado financeiro no ano passado. Entre eles, estão o risco fiscal e orçamentário do Brasil (agravado pelos gastos durante a pandemia), as eleições nos EUA e a própria instabilidade da economia mundial por causa da pandemia.

Isso tudo fez com que o ano fosse de grande aprendizado. Inclusive, muitos novos investidores entraram na bolsa em 2020, em busca de alternativas mais rentáveis no cenário de juros baixos.

Expectativas para 2021

Segundo Beto, há muitos pontos indefinidos ainda neste ano para que se possa traçar um cenário para o mercado financeiro. Alguns deles são os seguintes:

Vacinação

Um desses pontos é a vacinação para a Covid-19 que, embora tenha começado em janeiro, não há uma perspectiva segura sobre os próximos grupos a serem vacinados e sobre a segunda dose necessária. Além disso, não há como prever a eficácia da vacina, e isso também contribui para a incerteza da retomada da economia.

Entrada de investidores estrangeiros

Apesar disso, Beto se mostra confiante com outros aspectos, como a entrada de investidores estrangeiros no Brasil. Muitos bancos centrais ao redor do mundo injetaram dinheiro na economia durante a pandemia, e essa liquidez internacional poderá beneficiar o mercado brasileiro.

Foco no mercado brasileiro

Para Beto, o foco maior de 2021 deverá estar na análise do mercado brasileiro. Em outras palavras, questões importantes como a vacinação e a retomada da atividade econômica já estão em movimento no mercado internacional. Porém, no Brasil, isso ainda não está bem estruturado e demandará mais atenção dos investidores.

Além disso, com a troca da presidência da Câmara em fevereiro, votações importantes deverão voltar à pauta, o que possivelmente trará novidades ao mercado.

Investimentos

Beto destaca algumas perspectivas para 2021:

Investimentos pré fixados

Muitos títulos prefixados, com vencimentos de 3 a 5 anos, encerraram 2020 na casa dos 10% ao ano. Beto acredita que essa tendência de alta pode se manter esse ano, em virtude da instabilidade fiscal do país.

Setor de shopping centers

Esse segmento ainda não retomou por completo as atividades. Logo, há expectativa de as ações do segmento e fundos imobiliários de shoppings apresentem melhora no desempenho com a vacinação

Empresas exportadoras

Para Beto, ainda há muitas empresas exportadoras que não recuperaram o desempenho da pré-pandemia. Isso significa que existem ações desse segmento descontadas na bolsa, o que indica boas oportunidades de investimento.

Esse foi um breve resumo da entrevista. Assista ao vídeo para mais detalhes sobre as perspectivas para a bolsa em 2021, segundo a Clear Corretora!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo