Cold wallet de bitcoin: por que é importante ter uma?

406

Você sabe o que é e para que serve a cold wallet de bitcoin? O Bernardo fez um vídeo mostrando, literalmente, como transferir os bitcoins e outras criptomoedas para um aparelhinho, que parece um pen drive.

Mas por que fazer isso? É o que ele explica a seguir, continue a leitura e confira!

Para começar, para que serve a cold wallet?

Antes de mais nada, vamos entender melhor como funcionam as negociações das criptomoedas.

Quando você compra bitcoin ou algum outro criptoativo, elas são representadas por um conjunto de caracteres (números, letras e caracteres especiais). São justamente esses conjuntos de caracteres que comprovam a compra das criptomoedas, afinal elas não existem fisicamente.

Essas criptomoedas são guardadas na corretora onde você fez a compra. No entanto, o grande problema é que as corretoras são alvos de muitos ataques de hackers, justamente pelo grande volume de transações financeiras que realizam.

Por isso, as corretoras investem muito em sistemas sofisticados de segurança o tempo todo. No entanto, esses investimentos não eliminam totalmente o risco de o sistema dessas instituições ser invadido por hackers. 

E o grande problema é que, diferentemente de outros ativos que podem ser rastreados, as criptomoedas não têm como ser encontradas caso sofram ataques cibernéticos. Isso porque elas são totalmente descentralizadas, ou seja, não existe uma instituição nas quais sejam registradas e que se responsabilizam por sua emissão e custódia.

Logo, isso acaba estimulando mais ainda os ataques dos hackers a esses ativos. Portanto, a forma mais segura de guardar criptomoedas NÃO é deixá-las nas corretoras! Logo, se você já investe, ou está pensando em começar a investir em bitcoin ou algum outro criptoativo, saiba que precisa ter as chaves desses investimentos.

E como guardar os criptoativos com segurança?

Existem várias formas de guardar os criptoativos. Uma delas são as cold wallets (ou “carteiras frias”), que são dispositivos totalmente desconectados da internet. Ou seja, são meios offline, que não podem ser acessados por invasores, o que garante uma segurança muito maior a esses ativos.

Por isso, as cold wallets são reconhecidas mundialmente como a forma mais segura de guardar as criptomoedas.

Onde comprar as cold wallets? Quais as melhores marcas e fabricantes?

No vídeo abaixo, o Bernardo mostra a cold wallet que ele utiliza e, também, dá dicas de preços e fala sobre como comprar. Além disso, ele mostra o passo a passo para você aprender a transferir as suas criptomoedas para o dispositivo.

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, clique no link, assista o passo a passo e aprenda a proteger as suas criptomoedas!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo