Como aprender sobre investimentos?

0
24
como aprender sobre investimentos

Hoje, no Brasil, existem mais de 100 milhões de pessoas com dinheiro na poupança. A maioria dessas pessoas não sabe que existem opções melhores e acabam perdendo a oportunidade de aprender sobre investimentos e ganhar mais dinheiro.

Se você está neste post, provavelmente quer começar a investir ou está começando agora, certo? Muita gente quer sair da poupança e rentabilizar o valor que tem guardado, mas não sabe nem por onde começar.

Investimentos têm a fama de serem complicados, complexos e reservados para aqueles que têm muuuito dinheiro na conta. Isso tudo é mentira, ok? Qualquer um pode (e deve) investir para ter uma qualidade de vida melhor e uma vida financeira muito mais tranquila.

“Eu não sei absolutamente nada sobre o assunto! Como posso aprender sobre investimentos?”. Calma! Primeiramente, para desmistificar, não é necessário ser nenhum expert para aplicar o dinheiro. Sabendo o básico já é possível começar a ganhar mais.

Mas existem ferramentas que podem te ajudar muito a aprender sobre o tema e se sentir mais seguro na hora de investir. Quer saber quais? Veja o infográfico que a gente fez e continue lendo o texto abaixo =)

como aprender sobre investimentos

1. Leituras

Ler = muito amor. As palavras são um meio importante sempre que o assunto é “aprendizado”. Ao querer aprender sobre investimentos, muito provavelmente você vai cair em algumas páginas de leitura que podem ser online ou offline.

Livros e e-books: Nem precisa dizer nada, né? Ler livros é sempre um prazer interessante e quando o livro te traz um conhecimento extra, melhor ainda. Existem diversos autores especializados em finanças e livros muito conhecidos que te ensinam a cuidar do seu dinheiro e a investir de uma maneira muito didática. Além dos livros físicos que você compra nas livrarias, existem os e-books – as versões digitais dos livros. Alguns e-books sobre investimentos e finanças são até gratuitos! Vale a pena pesquisar para ver quais se encaixam para o que você está buscando.

Blogs: Muitos blogs e portais de investimento podem ser uma ótima fonte para buscar conhecimento e aprender sobre assuntos que talvez você não aprenderia de outra forma. O blog do Yubb, que você está lendo agora, sempre aborda diferentes tipos de temas de uma forma descontraída para se aproximar do leitor. Se tiver algum assunto que você gostaria de saber, manda uma mensagem para a gente! Vamos adorar escrever sobre aquilo que você tem dúvidas.

2. Vídeos

O YouTube tá bombando, né? Assistir vídeos é uma ótima forma para você aprender sobre investimentos de uma maneira fácil, rápida e sem muitas complicações.

Existem diversos canais que falam sobre finanças e investimento de uma forma descontraída e que podem ser a solução perfeita para você aprender sobre o assunto. A Folha de S. Paulo fez uma matéria sobre o assunto indicando alguns canais que levam educação financeira para o público e vale a pena dar uma conferida.

O interessante do vídeo é a questão visual. Por mais que um livro seja mais completo, muitas vezes não conseguem ficar muito tempo lendo um livro. O vídeo, por outro lado, prende a sua atenção e é um jeito mais simples de a mensagem fixar na sua mente.

E você, por acaso, já é inscrito no MELHOR canal de YouTube do Brasil? Ainda não? Então tá esperando o que para se inscrever no canal do Yubb? É só clicar aqui para conhecer e se apaixonar. (A gente é super modesto hehe <3)

Lá, a gente faz vídeos com as dúvidas dos usuários, visita instituições financeiras, faz parcerias com youtubers de sucesso, conversa com pessoas na rua… Tem de tudo para você ficar por dentro de todos os assuntos sobre finanças e investimentos. Corre para lá.

3. Conversas

Conversar com os amigos e familiares é uma delícia, né? E se você juntar o útil ao agradável e aprender sobre investimentos enquanto bate um papo descontraído? É o melhor dos dois mundos!

Com certeza você tem na sua família e/ou no seu círculo de amigos alguém que investe dinheiro. Pode ser um grande ou um pequeno investidor, mas todo mundo conhece alguém que sabe cuidar bem do seu dinheiro.

Esse é o momento ideal para você procurar essa(s) pessoa(s) e bater um papo! Ela provavelmente vai te dar dicas que você não encontraria em nenhum outro lugar já que tem a experiência de quem já investe.

“Como começo a investir?”, “O que faço para ganhar mais?”, “Onde você investe?”, “Qual corretora você usa?”, vale perguntar de TUDO! Toda informação a mais é um conhecimento que você não tinha antes e que pode te ajudar na hora de aplicar o dinheiro.

Dica importante: não siga todos os conselhos das pessoas! É muito bacana conversar sobre o assunto e trocar experiências, mas tudo depende de caso para caso. O fato de o seu amigo ter ganhado muito dinheiro em bitcoin, por exemplo, não significa que você vai ganhar.

É necessário analisar o seu perfil de investidor e o seu objetivo para saber qual é o investimento que mais se encaixa na sua vida financeira. Não dá para seguir TUDO que é dito para você, mas essas conversas são extremamente importantes.

4. Na prática

Não tem como, esse é o melhor jeito de aprender sobre investimentos: investindo! Muita gente quer virar um expert, sai lendo todos os livros, vendo todos os vídeos e conversando com os especialistas, mas se esquecem que o verdadeiro aprendizado está na experiência.

É sempre bacana ter um conhecimento básico antes de transferir o seu dinheiro, mas, no geral, você só vai saber como funciona quando começar a investir.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. É claro que você sempre pode investir pelo banco da sua conta corrente, mas, na maioria dos casos, as melhores oportunidades estão fora dos grandes bancos.

Ao abrir conta na corretora, você vai ver como aquele ambiente funciona, quais são as informações que você precisa dar, quais investimentos existem disponíveis… E isso tudo é gratuito, ok? Não existe nenhuma taxa de abertura ou de mensalidade em contas de investimento.

Depois disso, transfira uma quantia para a sua conta de investimentos. Não precisa ser muito! Existem investimentos a partir de R$ 1,00 e você pode começar investindo pouco só para sentir o momento.

Muita gente tem medo de mexer com dinheiro, olha o extrato todos os dias, não gosta de fazer transações online, etc etc etc. Essa é uma característica que só pode ser mudada com o hábito. Sempre vai existir aquele frio na barriga na hora de transferir o seu dinheiro e fazer um investimento, mas, com o tempo, isso vai diminuindo e se torna um hábito.

Resumindo: vai lá, abra a sua conta e invista uma quantia pequena. Aos poucos, você vai criando experiência, vai adquirindo novos conhecimentos, vai sentindo vontade de conhecer cada vez mais e essa é, sem dúvidas, a melhor maneira para aprender sobre investimentos.

 

Agora que você já sabe onde aprender sobre investimentos, não tem mais desculpa para não investir! Gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que achou e fique à vontade para tirar as suas dúvidas =)