O que fazer nos últimos dias do ano para começar 2019 com mais dinheiro

saiba como começar 2019 com mais dinheiro

Ouviu esse barulho? É 2019 que está batendo na sua porta. Pois é, o ano está acabando e uma nova oportunidade está chegando. Aposto que você colocou “ter mais dinheiro” como uma das metas para o próximo ano, estou certa? É muito importante se planejar para ter mais dinheiro, mas como começar?

No post de hoje, vou te mostrar 5 dicas simples para que você comece 2019 com mais dinheiro. Sim, são dicas para serem aplicadas ainda em 2018 (nesses últimos dias que faltam) para ter um próximo ano mais tranquilo. Vem comigo!

saiba como começar 2019 com mais dinheiro

1. Pense sobre o que passou

Sabe quando você vai ao médico e ele pede vários exames? Ao voltar para o consultório, ele faz um diagnóstico do seu organismo. É isso que você tem que fazer com as suas finanças! Fim de ano é aquele momento nostálgico de olhar para trás e fazer um diagnóstico da sua vida financeira em 2018.

Conseguiu pagar todas as suas contas? Guardou algum dinheiro? Gastou mais do que devia? Está endividado? É muito importante fazer um balanço de tudo que aconteceu para entender onde você pode melhorar em 2019.

Separe as suas anotações (não importa se é caderno, planilha ou app!) e analise os seus gastos. Reflita se tudo aquilo foi necessário e o se é um bom comportamento para o próximo ano. Pensar sobre tudo que passou te faz criar objetivos para o que está por vir.

2. Estabeleça metas

Uma palavra muito vista no final de ano: metas. Vários especialistas em diversos assuntos aconselha que todos estabeleçam metas para o próximo ano e o mundo financeiro não podia ficar de fora, né?  Para organizar as suas finanças, é muito importante que você defina o que você quer no futuro.

Qual é o seu objetivo em 2019? Comprar um carro? Começar a investir? Muitas pessoas pensam: “Mas isso é muito difícil!”, e realmente não é fácil concretizar seus sonhos – exige disciplina e dedicação. Mas a verdade é que você precisa começar de algum lugar e escrever essas metas em um papel já é meio caminho andado.

Defina quanto dinheiro você vai precisar para realizar o seu sonho ou quanto você precisa economizar mensalmente. Ter objetivos palpáveis faz com que você se organize mais facilmente para realizá-los.

3. Economize

Economize, economize e economize! E eu não estou falando de 2019, não! Este post está te mostrando dicas para você fazer em 2018 para começar 2019 com o pé direito, certo? Para isso, é importante que você comece a economizar agora mesmo.

Sobrou um pouquinho do seu 13º salário? Nada de sair gastando por aí e pensar “Em janeiro eu dou um jeito”. A hora é agora! Pegue esse pouquinho e economize para começar o ano um passo mais perto dos seus sonhos.

Eu sei que final de ano é um momento de muitos gastos, mas é importante se policiar para não gastar excessivamente e colocar as comemorações como desculpa. Diga “não” para gastos supérfluos e inúteis e comece o próximo ano com mais dinheiro no bolso.

4. Crie um planejamento para as dívidas

Eu espero que você não esteja endividado e muito menos que se endivide em 2019. Mas muitos brasileiros estão com dívidas e é essencial que você se planeje para quitá-las o mais rápido possível. Para fazer isso, infelizmente não é só com força de vontade. Trace um planejamento mensal de quanto você consegue economizar mensalmente para ficar livre de todas as dívidas.

Vale lembrar que eu estou falando aqui das dívidas “ruins”: a famosa inadimplência. Quando você não paga a conta de luz, a fatura do cartão de crédito ou entra no cheque especial do banco, por exemplo. Nesse caso, planeje-se para pagar tudo logo no início do ano e ter um 2019 mais tranquilo.

Se você tem dívidas “boas”: como um financiamento de carro ou uma passagem aérea parcelada em 10 vezes no cartão, não tem problema. Mas é importante também que você tenha consciência de que precisa pagar todas essas contas e organize-se para que, em 2019, você faça mais compras à vista do que parceladas.

5. Invista

O Yubb é um buscador de investimentos online e gratuito que te mostra as melhores opções do mercado em diferentes bancos, corretoras e outras empresas. Por isso, não podíamos deixar os investimentos de fora dessa lista de planejamento para 2019.

Se você quer ter mais renda, você precisa investir o seu patrimônio. E aqui entra a mesma questão que entrou no tópico #3: não é para amanhã, é para hoje! Comece a investir ainda em 2018, nessa última semana do ano, para que você entre em 2019 já preparada para ganhar mais.

Sabe aquela parte do 13º que você economizou? Use-a para fazer um investimento e para conhecer as instituições financeiras. Assim, no próximo ano você vai se sentir mais tranquila para aplicar em novos produtos e ganhar cada vez mais.

Aproveite os próximos dias, que normalmente são mais tranquilos, para: fazer uma pesquisa sobre o assunto, assistir vídeos do Yubb sobre investimento, conversar com aquele seu amigo mais experiente e abrir uma conta para começar a aplicar.

Investir não é um bicho de sete cabeças e muito menos algo que só os ricos fazem. Todos os brasileiros precisam investir, mesmo que pouca quantidade, para começar a aumentar seu patrimônio e ter um futuro mais tranquilo financeiramente.


E aí, você vai colocar essas dicas em prática neste final de ano? Quais são as suas metas para 2019? Deixe um comentário aqui embaixo! 😉