Como comprar BDRs na bolsa?

171

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) já podem ser comprados na bolsa de valores (B3) de forma mais acessível. Em novembro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu que, além dos investidores qualificados, pequenos investidores também pudessem adquirir esses títulos.

A notícia é ótima para quem busca diversificação na renda variável. Além disso, os BDRs também são uma excelente maneira de investir em ativos estrangeiros sem precisar abrir uma conta fora do país.

Para lhe ajudar a entender melhor como funciona o investimento e como comprar BDRs na bolsa, preparamos esse artigo. Fique com a gente, e boa leitura!

Para começar, o que são BDRs?

Os BDRs são títulos comercializados no Brasil que representam ações de empresas estrangeiras. Logo, quem investe em BDR está, de certa forma, participando da companhia lá fora.

BDRs e as possibilidades de diversificação

Antes de mais nada, você precisa saber que as bolsas norte-americanas (NYSE e NASDAQ) têm uma quantidade de empresas listadas muito maior do que a B3.

Para se ter uma ideia, enquanto a bolsa brasileira tem cerca de 400 empresas, as duas bolsas dos EUA juntas reúnem mais de 6 mil companhias. Logo, os BDRs podem oferecer imensas possibilidades de diversificação.

Como escolher as empresas para comprar BDRs na bolsa?

A primeira coisa a fazer é definir as empresas nas quais você gostaria de investir. Mas nesse universo tão grande de empresas, como escolher as melhores?

Uma excelente forma de fazer isso é analisar o índice Standard and Poor´s 500, ou simplesmente S&P500, que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas nas bolsas norte-americanas. Esse índice representa o desempenho médio do mercado acionário dos EUA, ou seja, ele é como se fosse o Ibovespa das bolsas norte-americanas.

Clique aqui para conhecer as empresas que formam o S&P.

O que analisar nas empresas?

Tenha sempre em mente que os BDRs representam ações de empresas estrangeiras. Logo, eles estão sujeitos a todas as oscilações do mercado de renda variável.

Além disso, os BDRs são ativos cotados em moeda estrangeira. Por isso, também sofrem a variação cambial. Isso significa que, se o dólar aumentar, o seu BDRs também irá subir. No entanto, no caso de valorização do real, o seu investimento perderá valor.

Por isso, para escolher os BDRs, valem os mesmos critérios dos investimentos em ações. Ou seja, você deve analisar a situação financeira da companhia, histórico de gestão, posicionamento frente à concorrência, entre outros itens que lhe permitam decidir sobre o investimento. Caso você não tenha tempo ou conhecimento suficiente para fazer essa análise, busque orientação com especialistas 😊

Nesse vídeo, o Bernardo te mostra como ele fez a sua primeira compra de BDRs na bolsa. Acompanhe o passo a passo, e clique no link abaixo do vídeo para saber mais como investir em ações estrangeiras:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo