Como declarar ações no Imposto de Renda

54

A gente sabe que, às vezes, dá aquele medo de fazer alguma coisa errada no Imposto de Renda na hora de declarar ações, não é mesmo?

Pensando nisso, o Bernardo preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber (e fazer) para declarar certinho as suas ações no IR 2021 sem cair na malha fina. Acompanhe a seguir!

O assunto é complexo e exige bastante atenção. Por isso, o Bernardo dividiu o conteúdo em cinco itens sobre como declarar:

– as ações;

– os rendimentos com essas ações;

– os dividendos;

– os juros sobre capital próprio e

– os prejuízos.

1° passo: baixe o programa da Receita Federal

Antes de mais nada, segue o link para você baixar o programa da Receita Federal no seu computador.

Como navegar no programa da Receita Federal

No menu à esquerda, você vai procurar o item “Bens e Direitos”. Nos dados do bem, o código das ações é 31.

As informações que precisarão ser preenchidas no campo das ações, você encontrará no informe de rendimentos enviado pelo banco escriturador. Normalmente, o banco envia essas informações a todos os investidores das ações.

Outro ponto importante sobre as ações é a quantidade que você possui e qual o preço médio dos títulos. É aí que as coisas começam a ficar mais complexas, pois você precisará do preço médio dos seus títulos para informar na declaração de Imposto de Renda.

O Bernardo já fez um vídeo sobre isso. Se você ainda não viu, clique aqui e não deixe de assistir.

Inclusive, está disponível no link acima a planilha que o próprio Bernardo usa para calcular o preço médio das ações!

É importante saber que, no campo “discriminação”, o ideal é você colocara a maior quantidade de informações possíveis. Por exemplo, além do preço médio, informar qual a corretora onde você comprou as ações, data da negociação, e assim por diante. Porém, não esqueça que o mais importante é a quantidade e o preço médio das ações, certo?

Caso você não tenha recebido essas informações do banco emissor ou da corretora, precisará contatá-los. Se não souber qual o banco escriturador, poderá obter essa informação no próprio site da empresa, na parte de relações com investidores (RI).

Perceba que toda a declaração de Imposto de Renda é responsabilidade sua. Isso significa que, caso não tenha recebido alguma informação importante para poder completá-la, o único responsável por ir atrás disso é você mesmo, ok?

Situações específicas

Feitas todas essas considerações gerais iniciais, o Bernardo abordou várias situações específicas sobre a declaração de ações. Como vimos, o assunto é complexo e cheio de detalhes, e qualquer distração ou esquecimento pode fazer com que você caia na malha fina.

Para evitar isso, a gente sugere que você assista com atenção ao vídeo abaixo. Sim, declaração de IR não é um assunto dos mais agradáveis …. mas gastar uns minutos com isso pode lhe poupar muita dor de cabeça com malha fina, retificações e até multas em alguns casos 😉

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo