Como economizar dinheiro ganhando pouco? Veja 4 dicas

0
117
saiba como economizar dinheiro ganhando pouco

Muitas pessoas deixam de investir porque pensam que não dá para economizar dinheiro ganhando pouco. O mês passa, o salário acaba e guardar algum recurso para o futuro acaba ficando sempre em segundo plano.

Uma das consequências dessa mentalidade é que menos de 10% dos brasileiros investem em aplicações financeiras, de acordo com a Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Mas a boa notícia é que dá, sim, para poupar dinheiro, mesmo que a sua renda não seja tão alta. No post de hoje, vamos ver como fazer isso sem grandes sacrifícios. Confira as dicas:

saiba como economizar dinheiro ganhando pouco

1. Saiba quanto você precisa economizar para realizar o seu objetivo

Se você está em busca de uma solução para economizar dinheiro ganhando pouco, provavelmente já tem algum objetivo em mente. Que tal deixar mais claro para você mesmo qual é o esforço necessário para alcançar essa meta?

Você pode fazer isso definindo melhor qual é a quantia que deve poupar para o seu objetivo. Depois de obter esse montante, pode dividi-lo em metas menores para acompanhar a sua evolução por etapas.

Isso torna mais fácil visualizar o esforço necessário e cumprir o seu propósito. Acompanhando mais de perto o seu objetivo ao longo do tempo, fica mais fácil torná-lo realidade.

2. Assuma o controle da sua vida financeira

Você já parou pensar sobre quais contas mais pesam no seu bolso hoje? Tem alguma ideia de quanto custa manter a casa, cuidar da aparência, criar os filhos, investir nos estudos?

Faça um exercício: coloque na ponta do lápis (ou da planilha, ou do aplicativo de controle financeiro) tudo aquilo que você ganhou e gastou no último mês. O que você vê?

Muitas pessoas se surpreendem com o resultado dessa reflexão, porque acabam descobrindo alguma despesa que elas nem imaginavam que pudesse pesar tanto.

É claro, há algumas situações pontuais que nos fazem gastar um pouco mais de dinheiro. E é por isso que você precisa estender essa análise para os seis meses anteriores, pelo menos.

Fazendo isso, você terá uma noção mais clara de para onde está indo o seu dinheiro. Ter essas informações é fundamental para assumir o controle das suas finanças.

3. Defina um limite para cada tipo de despesa

Depois de fazer um raio-X dos seus gastos, é hora de refletir sobre os limites que você deseja colocar para cada tipo de despesa.

Tenha em mente que o objetivo é equilibrar o seu orçamento e fazer com que algum dinheiro sobre no fim do mês. Não é necessário, portanto, fazer sacrifícios para cortar despesas de forma indiscriminada.

O ideal é que você estabeleça uma verba mensal para cada tipo de gasto, como fazem as empresas. Você pode separá-las por categorias como: manutenção da casa, supermercado, roupas, lazer e assim por diante. Dessa forma, fica mais fácil economizar e manter em dia o seu planejamento financeiro.

4. Pague-se primeiro!

Determine também uma meta mensal para poupar dinheiro. Separe essa quantia já no início do mês, quando você receber os seus rendimentos. É a ideia de pagar a si mesmo (guardar dinheiro para os seus objetivos) antes de gastar o que você ganha.

É muito comum as pessoas cuidarem primeiro de todas as despesas, e só então guardarem o dinheiro que sobrou.

O problema é que essa lógica, muitas vezes, não permite guardar muito dinheiro. Por isso, busque inverter essa ordem para manter a disciplina na hora de poupar.

Todo esse esforço tem a ver com uma nova forma de encarar a sua relação com o dinheiro. Quando você tem total controle das suas receitas e despesas e consegue guardar recursos para cumprir suas metas financeiras, você fica muito mais tranquilo, não importa qual seja a sua renda.

 

Viu como é possível economizar dinheiro ganhando pouco? Quer entender quais técnicas podem ajudar você nessa jornada? Confira a série “12 passos para mudar a sua vida financeira“, em que explicamos melhor como você pode organizar melhor os seus gastos mensais e investir no que realmente importa!

 

Tem mais alguma dúvida sobre como economizar dinheiro ganhando pouco? Deixe aqui nos comentários!

 

Luciano Tavares

Luciano Tavares é fundador e CEO da Magnetis. Administrador de carteiras credenciado pela CVM e planejador financeiro CFP ®, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

 

As opiniões expostas neste artigo são baseadas na visão do autor e não necessariamente refletem o entendimento do Yubb.