Como investir em um IPO?

98

Empresas em processo de abertura de capital atraem muita visibilidade do mercado, pois geralmente aparentam ser boas oportunidades aos investidores.

Mas você sabe como encontrar esse tipo de empresa e como investir nos primeiros ativos dela na bolsa?

A abertura de capital de uma empresa (chamado IPO) é um processo burocrático que só instituições sólidas e com demanda de investimento conseguem enfrentar.

Ou seja, um IPO é uma grande oportunidade para quem deseja aplicar em um negócio que, embora esteja começando a oferecer ações, tem um potencial de crescimento futuro.

O que é um IPO?

IPO é uma sigla em inglês para abertura de capital de abertura de uma empresa (em inglês, Initial Public Offering). 

Em outras palavras, trata-se da entrada de uma empresa na bolsa de valores.

Antes disso, é possível que investidores pessoas físicas façam reservas de ações que gostariam de comprar no momento da IPO.

Para exemplificar como encontrar companhias assim, usamos a plataforma de investimentos da Clear Corretora, que é taxa zero em investimentos de ações. Em setembro de 2020, aconteceu o processo de IPO da Petz, uma rede brasileira de Pet Shops.

Dentre as modalidades disponíveis das ações da PETZ3, foram oferecidas com ou sem lockup. Esse termo significa o prazo com que o investidor não pode negociar a ação depois da estreia, como se fosse um tempo de carência.

Ou seja, as primeiras ações da empresa podem ou não serem negociadas nos primeiros dias da estreia na bolsa.

É um mecanismo que protege a empresa no dia da estreia, evitando um alto volume de negociação no início das ofertas e estimulando o investimento a longo prazo por parte do investidor.

Ainda assim, os preços não mudam de uma modalidade para outra (com ou sem lockup). A diferença está na prioridade aos investidores com lockup vão ter caso a oferta por esses ativos seja maior do que o número de ações disponíveis.

Quer entender melhor e de forma prática? Assista ao vídeo abaixo e aprenda como participar do processo de abertura de capital de uma empresa.

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo