Como pagar DARF com preço médio?

98

Se você vendeu ações, ETFs, fundos imobiliários ou outros investimentos em 2020 e teve lucro, saiba que precisa declarar os seus ganhos de forma correta no imposto de renda para não cair na malha fina.

Pensando nisso, o Bernardo fez esse vídeo bem explicativo, no qual ele mostra o passo a passo sobre como pagar DARF com preço médio. Quer entender como fazer isso? Continue a leitura e confira alguns pontos do vídeo!

Como pagar DARF com preço médio?

É por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que você paga o imposto de renda cada vez que vende um ativo com lucro. O pagamento do DARF deve ser feito até o último dia do mês subsequente à venda. Ou seja, se a ação, o fundo imobiliário, o ETF ou outro investimento foi vendido com lucro no mês de abril, você tem até o último dia útil de maio para pagar o imposto.

Informações importantes para o pagamento do DARF!

Na hora de calcular e recolher o imposto devido, preste atenção no seguinte:

– Você só precisa pagar o DARF quando tem lucro, e pode compensar o valor a pagar com prejuízos de meses anteriores.

– No caso das ações, há isenção de IR para vendas até R$ 20 mil no mês. Ou seja, o lucro na venda das ações só será tributado se as vendas no mês ultrapassarem R$ 20 mil.

– Já no caso de ETFs, fundos imobiliários (FIIs) e outros ativos, não há isenção de IR.

– Dica importante sobre FIIs: muita gente confunde, então preste atenção! Fundo imobiliário tem isenção de tributação somente na distribuição mensal de dividendos. Isso significa que, se você vender cotas de FIIs com lucro, terá sim que pagar imposto de renda. E a alíquota é de 20%, maior do que no caso de ações e ETFs, que é 15%. Não se esqueça disso!

– Todas as dicas acima valem para swing trade, ou seja, quando a venda do ativo acontece em dia diferente da compra.

Clique aqui, e saiba mais detalhes sobre o imposto de renda no swing trade. 

Que tal vermos como pagar DARF com preço médio na prática?

Para entender mesmo, o melhor é ver um exemplo prático, certo? Então, clique no link abaixo e acompanhe o passo a passo com o Bernardo na íntegra! Ah, na descrição do vídeo, o Bernardo deixou o link da planilha que ele utiliza para calcular o IR dos seus investimentos. Aproveite a chance, baixe a planilha e faça os seus cálculos! 😊

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo