8 coisas que todo investidor de sucesso faz e você deveria fazer

investidor de sucesso

Existem muitos investidores bem-sucedidos no mercado, inclusive você deve conhecer algum na sua família ou grupo de amigos, estou certa? Muitas pessoas buscam o sucesso na vida financeira, mas nem sempre conseguem. Mas, afinal, o que faz um investidor de sucesso? E como você pode “imitá-lo” para ganhar mais dinheiro?

No post de hoje, vou te apresentar 8 coisas que todo bom investidor faz e que você também deveria fazer na sua vida financeira. Ficou curioso? Então dá uma olhada no infográfico que preparei e continue lendo o texto =)

características de um investidor de sucesso

1. Ser organizado

Pode parecer óbvio, mas organização é um ponto-chave na vida de um investidor de sucesso. Ter uma vida financeira organizada é o primeiro passo para ganhar mais dinheiro. Mas por que isso é tão importante? É muito simples! Ao ser organizado, isso significa que você tem controle de todo o seu dinheiro.

Você sabe exatamente quanto dinheiro entra na sua conta todos os meses (receitas) e quanto dinheiro sai (despesas). A partir disso, consegue definir exatamente quais investimentos você já fez e quais você quer fazer. Ter tudo anotado e organizado é essencial!

2. Seguir buscando novidades

Um bom investidor nunca fica parado! Estudar sobre investimentos é muito interessante e, mais do que isso, é preciso sempre buscar novidades no mercado. Ou seja, ter um conhecimento básico é fundamental, mas, para ser um investidor de sucesso, você precisa buscar estudos mais aprofundados e ficar de olho nas novas opções do mercado.

Nada adianta ser organizado e economizar dinheiro se você não sabe o que está acontecendo no mercado financeiro. Ao buscar notícias e novidades, você está se inteirando de toda a situação econômica e isso, com certeza, te trará mais rendimento nos investimentos.

3. Diversificar

Diversificação é a chave para qualquer carteira de investimentos bem-sucedida. Ao juntar seu patrimônio, o ideal é colocá-lo em diferentes tipos de aplicações. Um portfólio diversificado é aquele que abrange opções em renda fixa, renda variável e fundos de investimento.

Para criar uma carteira diversificada, basta descobrir o seu perfil-investidor (conservador, moderado ou arrojado) e alocar o dinheiro de acordo com isso. Vale lembrar que isso é muito importante para conseguir a maior rentabilidade, mas também é essencial para garantir mais segurança para o seu patrimônio.

4. Comparar instituições

Dificilmente você vai encontrar um investidor bem-sucedido que tenha todo o seu dinheiro em uma única instituição financeira. Ao entrar no mundo dos investimentos, você vai perceber que as boas oportunidades ficam em diferentes bancos e corretoras. Não há como encontrar todos os investimentos mais rentáveis em um só lugar!

Por isso, é necessário comparar as instituições financeiras para encontrar as melhores rentabilidades. Como abrir uma conta de investimentos é um processo 100% online e gratuito, o ideal é que você tenha conta aberta em diferentes bancos e corretoras para conseguir aproveitar todas as oportunidades do mercado.

5. Ter diferentes objetivos

Definir seu objetivo financeiro é um dos primeiros passos para escolher um investimento. Mas, um investidor de sucesso não tem apenas um objetivo! Um investidor de sucesso tem vários objetivos de curto, médio e longo prazo. A partir disso, ele consegue escolher investimentos para os diversos prazos e gerenciar os prazos para conseguir alcançar todos.

Esse é um hábito muito interessante que você pode, facilmente, aplicar na sua vida financeira. Para isso, basta organizar (lembra da dica #1?) quais são os seus três objetivos (curto, médio e longo prazo) e de quanto dinheiro você precisará para alcançá-los. Depois, basta selecionar investimentos com características que atendam aos seus requisitos e gerenciar os prazos das aplicações para que elas vençam na data que você precisa.

6. Ser paciente

A riqueza não vem do nada (a não ser que você ganhe na Mega-Sena, claro hehe). Um bom investidor tem paciência para entender que ganhar dinheiro com aplicações financeiras é um processo longo, mas que vale a pena. No mundo dos investimentos, a paciência é essencial para você conseguir a melhor rentabilidade do mercado.

“Poxa, vou ter que esperar vários anos para pegar meu rendimento!” Eu sei que parece difícil, mas nada é por acaso. Os investidores de sucesso só chegaram ao sucesso porque tiveram paciência para aguardar os resultados de suas decisões. Os impacientes acabam tomando decisões erradas por pressa de ficarem ricos e bem-sucedidos. Você não quer ser esse apressado, né?

7. Aceitar correr riscos

Tenho uma notícia ruim para te dar: os investidores bem-sucedidos não dependem de segurança. Aceitar correr riscos é uma das características mais fortes dos grandes investidores já que, para conseguir os melhores rendimentos, é preciso abrir mão da segurança.

Investir em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA…) é muito importante para formar a parte conservadora do seu portfólio, mas não tem jeito! Você vai precisar arriscar em renda variável (ações, robôs, COE…) e em fundos de investimento (multimercado, de ações…) se quiser se tornar um investidor de sucesso.

É claro que é preciso estudar para investir nessas modalidades. Um grande investidor é aquele que entende as oscilações do mercado e consegue “brincar” com elas para ganhar mais dinheiro. É exatamente isso que precisa acontecer com você! Entender que você está correndo risco de perder dinheiro, mas que isso te dá a chance de ganhar muito mais.

8. Ser disciplinado

Juntar dinheiro todos os meses e fazer boas escolhas na hora de aplicá-lo pode parecer trabalhoso, mas é só uma questão de hábito. Quando você faz isso mês após mês, torna-se algo recorrente e simples de ser feito. Mas não dá para desistir!

Um investidor de sucesso é muito disciplinado e, como diz aquele ditado, “não deixa a peteca cair”. A resiliência é muito importante para manter a cabeça erguida em momentos de baixa e continuar investindo a fim de juntar mais patrimônio para o futuro. Lembra que, ali em cima, eu disse que organização é a palavra-chave? Disciplina também é! Com organização e disciplina, você vai conseguir se tornar um investidor(a) de sucesso.

 

Você conhece algum investidor de sucesso? Esqueci de algum hábito que ele tem? Gostou das dicas de hoje? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários! =)