Declarar criptomoedas no Imposto de Renda: perguntas e respostas

88

Você já sabe como declarar as criptomoedas no Imposto de Renda 2022? Afinal, quais são as dúvidas mais frequentes entre os investidores?

Recentemente, o Bernardo fez um conteúdo sobre como declarar criptoativos no IR, e recebeu muitas perguntas sobre o tema. Por isso, a gente preparou este segundo conteúdo, agora com as principais dúvidas de quem tem investe em criptos e ainda não prestou contas ao Leão.

Continue a leitura, e confira as respostas para as perguntas que o Bernardo recebeu!

1 – Se eu comprar pela Binance, qual país devo preencher na declaração de IR? A Binance já tem CNPJ?

Até a elaboração desse conteúdo, a Binance ainda não tinha CNPJ. Porém, ela utiliza uma empresa parceira aqui no Brasil que, naturalmente, possui CNPJ. Essa empresa se chama Capitual Instituição de Pagamentos LTDA, e o seu CNPJ é 34.942.560/0001-87. Como a Binance não tem CNPJ, você pode usar esse para declarar as criptomoedas

Porém, é importante que você veja qual o CNPJ informado pela Binance no momento do depósito, pois isso muda às vezes.

2 – Em 2021, eu fiz várias compras e vendas de BTC. Mas em nenhum momento fiquei com montante superior a 5 mil reais, pois sempre vendia o que comprava. Nessa situação, preciso declarar no IR essas operações?

Para a Receita Federal, o que interessa é a sua posição em 31 de dezembro de 2021. Logo, se você comprou em vendeu várias vezes ao longo do ano, o fisco vai se importar com as suas movimentações e com os seus lucros, caso você tenha vendas acima do valor considerado para o pagamento do imposto.

3 – Quem comprou BTC abaixo de 5 mil reais mas, durante o ano, acumulou montante superior a esse valor devido à valorização, precisa declarar?

Ou seja, você comprou BTC em um momento de baixa e a criptomoeda teve uma ótima valorização e ultrapassou o valor definido para a tributação. Nesse caso, a Receita Federal quer saber somente o valor de aquisição do criptoativo. Ou seja, se você comprou 4 mil reais e, em 31 de dezembro de 2021, isso virou 10 mil reais, você não precisa declarar no IR, pois o valor de aquisição foi abaixo de 5 mil reais, certo?

Mas atenção: aqui, nos estamos falando da declaração anual do IR, ok? No momento que você vender essas criptomoedas com lucro, precisará sim pagar o IR sobre ganho de capital. Fique atento a isso e NÃO, confunda declaração com pagamento de imposto, ok?

4 – Na classificação da Receita Federal, como saber a qual grupo a criptomoeda pertence?

No Perguntão do IR 2022, você pode encontrar cada grupo de criptomoeda com os respectivos códigos. Por exemplo, 01 é Bitcoin, 02 são altcoins, 03 são stablecoins, e assim por diante.

Yubber, tem várias outras perguntas de vocês que o Bernardo respondeu sobre esse assunto. Dá uma olhada no link abaixo, e confira na íntegra todas as nossas explicações!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Youtube: Yubb