Qual é a diferença entre renda fixa e renda variável?

537
renda fixa e renda variável

Os investimentos são divididos em dois grandes grupos: renda fixa e renda variável. Muita gente já ouviu falar sobre o assunto, principalmente na mídia, mas não sabe a verdadeira diferença entre os dois.

O conceito é muito mais simples do que parece. Os preços, tanto na renda fixa quando na variável, sempre vão oscilar. Não importa se seja Tesouro Direto, CDB, bitcoin ou ações: os preços sempre oscilam. A diferença está na renda.

Renda é a remuneração que você ganha do investimento. Na renda fixa, por exemplo, essa remuneração vem de um “empréstimo” e a renda é sempre igual – por isso é fixa. Preço sempre muda, mas a renda permanece a mesma e, por isso, renda fixa.

Na renda variável, podemos tomar como exemplo o investimento em ações. Ao comprar uma ação, você se torna sócio daquele negócio e quanto mais lucro aquele negócio tem, mais você ganha. Se o lucro for menor, você perde. Se a renda varia do lucro e o lucro sempre varia, a renda é variável.

Mas como saber qual é o melhor para o meu bolos? A gente esteve com o professor Arthur Vieira de Moraes, da B3 Educação, e ele explicou tudo sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Não esqueça de se inscrever no canal, compartilhar com os amigos e, é claro, ativar as notificações para ficar ligado sempre que sair vídeo novo.

 

Entendeu a diferença entre renda fixa e renda variável? Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários =)