É melhor investir em ETF de criptomoedas ou comprar direto?

55

Investir em bitcoin (BTC) por meio de um ETF ou comprando diretamente o criptoativo? Você já parou para pensar qual a melhor alternativa para o seu caso?

É justamente sobre isso que o Bernardo vai falar neste conteúdo. Portanto, se você pensa em investir em bitcoin ou em algum outro criptoativo, mas não sabe exatamente qual a melhor forma, continue a leitura e confira nossas dicas!

Afinal, o que é melhor? Investir em ETF de criptomoedas ou comprar diretamente o ativo?

Aqui no Yubb, a gente já falou algumas vezes sobre o que são e como funcionam os ETFs. Vamos relembrar?

Os ETFs (Exchange Traded Funds), ou “fundos de índices”, são investimentos que têm como objetivo replicar determinado ativo ou índice do mercado financeiro. Para investir em um ETF, a única coisa que você precisa fazer é encontrar o fundo de sua preferência e adquirir suas cotas, que são comercializadas na bolsa de valores. Ou seja, trata-se de uma modalidade bastante simples e acessível, ideal inclusive para o investidor iniciante.

No caso dos ETFs de criptomoedas, o benchmark utilizado pelo fundo é um determinado criptoativo, ou mesmo vários. Clique abaixo para saber mais sobre como funcionam os ETFs de criptomoedas.

Vale a pena investir em ETFs de criptomoedas? (yubb.com.br)

Já para investir diretamente em criptomoedas, é preciso ter uma conta em uma exchange, que são as corretoras que negociam esses ativos. Você até pode negociar criptomoedas diretamente com a outra parte, mas a exchange dá mais transparência e segurança ao processo, ainda mais no caso de depósitos antecipados.

Em uma corretora, você tem as chaves de acesso a sua carteira. Dessa forma, pode decidir como irá guardá-las, se irá mantê-las ou vendê-las, e assim por diante. Em outras palavras, ao comprar diretamente criptomoedas, você tem mais autonomia em relação à escolha e à gestão dos seus ativos.

Então, isso significa que é melhor comprar diretamente as criptomoedas?

A resposta é: depende de cada caso.

Há diversos aspectos que você precisa avaliar para tomar essa decisão. Por exemplo, se você quer começar no universo cripto mas ainda não conhece bem os ativos, pode ser mais interessante investir em um ETF. Assim como outros fundos de investimento, os ETFs têm uma gestão profissional, responsável por escolher os ativos que farão parte do patrimônio do fundo. Isso facilita bastante a vida do investidor.

Por outro lado, investir diretamente em criptomoedas lhe dá acesso a uma infinidade de ativos diferentes, o que não acontece com a maioria dos ETFs de criptoativos.

Há vários outros pontos que precisam ser analisados, e o Bernardo dá mais dicas no link abaixo. Para saber mais a respeito, clique e confira! E aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube, pois toda semana temos novos conteúdos sobre criptomoedas e outros investimentos!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo