Estratégias de renda variável: como potencializar seus resultados

0
130
estratégias de renda variável

O país atravessa um momento de baixa nas taxas de juros, com isso, os resultados da renda fixa acabam sendo afetados. Em busca de rendimentos maiores, muitos investidores estão migrando para os investimentos em renda variável. Mas quais são as melhores estratégias de renda variável?

Com uma gama de oportunidades diferentes e bom potencial de retorno, a renda variável, mais precisamente as ações da bolsa de valores, está sob os olhos do mercado. A chance de investimento no curto, médio ou longo prazo e as possibilidades de bons retornos, abrem portas para diferentes tipos de investidores e também para diferentes objetivos.

Contudo, essa modalidade pode apresentar alguns desafios, principalmente para investidores que antes estavam acostumados a investir apenas em renda fixa. Para tornar o mercado de ações um terreno mais seguro, o investidor pode apostar em algumas estratégias. Nesse post, você vai conhecer algumas dessas estratégias de renda variável.

Conheça a empresa

Antes de falarmos em qualquer estratégia, vale ressaltar a importância de se conhecer a empresa em que você vai investir. É preciso estar ciente do tipo de instituição, os mercados que ela atua e a quais riscos ela está exposta. Com isso, você poderá alinhar seus objetivos ao seu investimento.

A partir disso, podemos falar sobre as estratégias para investir em renda variável.

Buy and Hold

O Buy and Hold é uma estratégia de investimento focada no longo prazo. Você compra um ativo e fica com ele por um espaço de tempo mais longo (por muitos anos ou até mesmo décadas). Porém, não faz parte da estratégia manter a posse do ativo caso a instituição não mantenha a qualidade operacional que a fez ser escolhida no momento de compra. Caso isso aconteça, se desfazer do papel pode ser uma boa saída.

Para buscar mais segurança e melhores resultados, o investidor geralmente compra papéis de empresas de grande porte e que podem oferecer solidez e possuem chances de gerar de bons resultados.

Apesar de seu potencial, certos investidores não são adeptos à estratégia de Buy and Hold por conta dos ciclos que o mercado atravessa de tempos em tempos.

Navegar entre as altas e baixas do mercado não é algo natural para todos. É preciso conseguir manter o controle emocional para conseguir aplicar essa estratégia em busca de bons resultados.

Value Investing 

É uma estratégia de avaliação que segue princípios da análise fundamentalista e compara com o valor de mercado. O objetivo, neste caso, é buscar empresas subavaliadas, ao contrário do que acontece na estratégia de Buy and Hold. Essas empresas, estão por algum motivo, sendo negociadas abaixo do seu valor real. O papel não necessariamente será negociado no longo prazo, mas até o momento em que o investidor acredita ser o melhor para realizar seus lucros.

Dividendos

Outra estratégia é o foco em investir em empresas que distribuem altos dividendos. Neste caso, o investidor busca sempre investir em empresas que pagam mais dividendos.

Há uma lei no Brasil que diz que as empresas devem distribuir aos seus acionistas ao menos 25% de seu lucro. Contudo, é possível encontrar empresas que superam esse percentual e pagam maiores dividendos aos seus acionistas.

Para quem não está familiarizado com o termo, dividendos são parcelas do lucro apurado de uma sociedade anônima distribuídos aos acionistas. Essa remuneração pode ser distribuída de formas diferentes, dependendo da empresa. O investidor pode receber os dividendos e maneira anual, semestral, trimestral ou até mesmo mensal. O valor pago é proporcional à quantidade de ações que o investidor possui.

Vantagens de investir em renda variável

Se você está começando a sua jornada em renda variável e ainda quer saber se investir nessa modalidade vale a pena, separamos para você algumas vantagens. Confira:

Diversificação

A diversificação segue a máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta, pois, caso ela caia, você perderá todos eles. Diversificar os investimentos é sinônimo de se proteger contra as oscilações do mercado e buscar mais segurança. Você pode usar a renda variável para diversificar sua carteira.

Liquidez

Ao investir em ações, por exemplo, existe a possibilidade de vender seus papéis rapidamente e ter o dinheiro em mãos normalmente em três dias. Já os fundos podem superar esse tempo, mas, ainda assim podem oferecer boa liquidez.

Contudo, em caso de investir sua reserva de emergência, o ideal é que a renda variável não seja a sua primeira opção. Para isso, existem investimentos mais adequados em renda fixa.

Rentabilidade

A renda variável oferece um grande potencial de rendimento por não possuir taxas que limitem a rentabilidade do investimento. Apesar de possuir maiores riscos, quando comparada à renda fixa, por exemplo, as oportunidades também são bem maiores. O investidor precisa balancear os pontos e entender o que faz mais sentido de acordo com seu perfil.

Investir em renda variável abre um leque de possibilidades muito grande. Os riscos podem ser calculados e, como visto acima, existem estratégias que ajudam o investidor a potencializar seus resultados.

Ficou com alguma dúvida sobre as estratégias de renda variável? Deixe nos comentários que a gente te ajuda!

BTG Pactual Digital

O BTG Pactual Digital é uma plataforma de investimentos que tem como missão democratizar as melhores aplicações financeiras para todos os brasileiros e conta com a experiência do maior banco de investimentos da América Latina.

As opiniões expostas neste artigo são baseadas na visão do autor e não necessariamente refletem o entendimento do Yubb.