O que são fundos multimercados?

0
108

Os fundos multimercados geralmente são a dica dada para quem pretende diversificar seu portfólio de investimentos. Eles representam uma parte importante do atual mercado de investimento do Brasil, atingindo uma margem superior aos 19% do mercado nacional de investimentos.

Normalmente, investidores iniciantes não procuram os fundos multimercados por serem mais complexos que os fundos de renda fixa ou DI, e até mesmo investimentos em ações.

Hoje, vamos trazer uma breve explicação sobre esses fundos e cobrir algumas das suas vantagens e desvantagens. Dê uma olhada no infográfico e continue lendo o texto.

Como funcionam

Os fundos multimercado, ao contrário de outros, têm uma liberdade maior de investimento. Ou seja, conseguem investir em mais de uma área ao mesmo tempo, como papéis de renda fixa, compra de moedas, ações de empresas com capital aberto, investimentos no exterior e derivativos.

Essa liberdade de investimentos é atraente pelo seguinte motivo: um bom gestor de fundo, com experiência e boa reputação, consegue montar muito mais estratégias de investimento em um fundo desse tipo do que em outro tipo de investimento.

Isso permite que o investidor até se saia melhor em alguns momentos de crise no mercado. Claro que isso é muito incerto para se afirmar, mas esse tipo de fundo tem sim a característica de um rendimento mais elevado do que outros ativos. Porém, como todos sabem no mercado financeiro, um ganho maior também vem acompanhado de um risco mais elevado.

Algumas características

Um dos fatores que contribuem para um maior risco por parte dos fundos multimercado é o fato de ser permitido a técnica de “alavancagem financeira”. Resumidamente, essa técnica significa colocar um patrimônio maior do que o que o fundo possui em investimentos.Isso pode maximizar (e muito) os ganhos, mas também pode maximizar as perdas, ou seja, é uma faca de dois gumes.

Existem diversas análises possíveis sobre um fundo multimercado, e a conclusão mais aceita é de que a volatilidade de um fundo desse tipo no decorrer do ano seja de 5% a 15%.

Liquidez

A liquidez de um fundo desse estilo é diferente de fundos de DI, por exemplo, pois, na maioria das vezes, não se pode resgatar o dinheiro de forma instantânea em um fundo multimercado. Normalmente, o tempo que demora para se retirar capital de um fundo está no regulamento do fundo, então é sempre indicado uma boa leitura desse documento antes de fazer um investimento, para se estar ciente das partes positivas e negativas do fundo que você está contratando.

Taxas

As taxas de um fundo desse tipo não fogem muito das convencionais. Sem contar que, normalmente,  você vai contratá-lo através de uma corretora.Logo, a principal taxa é a taxa de administração (que normalmente gira em torno de 1,8% ao ano).

Além disso, como é um estilo de investimento que pode trazer alta rentabilidade, na situação em que o gestor ultrapassa a meta estipulada (ou  indexador de referência), pode existir uma remuneração para esse “sucesso”, a chamada taxa de performance. Essa taxa costuma ficar em torno de 20% do valor ultrapassado.

Impostos

O fundo multimercado não é isento de impostos e o leão cobra a sua parte. No caso, a taxa cobrada é de acordo com o tempo em que foi investido o capital inicial:

  • -22,5% para até 180 dias;
  • 20% para prazos de 181 dias até 360 dias;
  • 17,5% para prazos de 361 até 720 dias;
  • 15% para prazos acima de 720 dias.

Cobrança de IOF

A cobrança de IOF só é aplicada para capital retirado do fundo em um período menor do que 30 dias (também de acordo com o número de dias decorridos). Depois desse período, não há mais tributação sobre o mesmo.

 

Com isso, concluímos que os fundos multimercados são uma das maneiras de diversificação de investimentos (claro que não é a única!) e normalmente são indicados para investidores um pouco mais experientes no mercado financeiro.

 

Gostou de aprender sobre fundos multimercados? Se ficou com alguma dúvida, deixe na área dos comentários aqui embaixo =)

As opiniões expostas neste artigo são baseadas na visão do autor e não necessariamente refletem o entendimento do Yubb.