Ibovespa vai cair mais ou é hora de entrar?

58

Em agosto, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, teve queda superior a 5%. E a cada dia que passa, parece que o indicador vai cair ainda mais.

O que será que está acontecendo com a bolsa no Brasil? Afinal, por que as ações estão caindo tanto? Será que não vale mais a pena investir em ações brasileiras? Ou será que, justamente, esse seria um bom momento para fazer os seus investimentos em ações?

É sobre isso que o Bernardo vai falar nesse conteúdo. Se você quer saber se esse é um bom momento ou não para entrar na bolsa, fique com a gente até o fim e descubra!

Afinal, será que o Ibovespa vai cair ainda mais?

Antes de começarmos, não custa lembrar que esse conteúdo não é uma recomendação de investimentos. Aqui no Yubb, nosso objetivo é levar informações de qualidade sobre investimentos e educação financeira para que você mesmo tome as decisões mais adequadas aos seus objetivos e perfil de investidor, certo? 😉

Dito isso, vamos ao conteúdo!

Aspectos econômicos internacionais

Antes de falarmos especificamente no Brasil, cabe lembrar que o mundo está passando por algumas tensões e desafios. Nesse sentido, a pandemia ainda não foi totalmente superada, pois a variante delta apresenta novos focos a cada dia. Isso faz com que, naturalmente, surjam dúvidas sobre quando de fato retomaremos o nível de atividade econômica pré-pandemia. Enquanto o mundo não conseguir visualizar um horizonte de retomada, continuarão existindo pontos de tensão em relação ao futuro. E essa tensão se reflete no desempenho das empresas, afinal o valor de suas ações depende diretamente da retomada das suas atividades.

Preços das commodities

As dúvidas em relação ao crescimento das maiores economias do mundo (em especial Estados Unidos e China) têm afetado os preços das commodities. Se os EUA ou a China reduzirem o consumo de commodities para as suas indústrias, isso impacta fortemente o valor desses ativos.

Para você ter uma ideia, desde o pico do ano até a data desse conteúdo (primeiro de setembro), o petróleo caiu 8%. Já o minério de ferro, que puxou o desempenho de gigantes brasileiras como Vale, Usiminas, CSN e Gerdau, por exemplo, caiu cerca de 33% no acumulado do ano. Cabe lembrar que a CSN foi a ação que mais se valorizou na bolsa brasileira no ano passado.

E não são somente o petróleo e o minério de ferro que sofrem com os efeitos da pandemia no mundo. A desaceleração das indústrias prejudica também outras commodities, como as voltadas à alimentação, por exemplo. Nesse contexto, o Brasil sai bastante prejudicado, pois nossa economia depende fortemente de produtos primários, como carnes, celulose, soja, algodão, e assim por diante.

Risco de aumento das taxas de juros

Outro ponto importante é o risco de aumento das taxas de juros nos EUA. Isso pode impactar fortemente os investimentos, à medida que juros mais altos podem provocar uma migração de recursos para fora, o que é prejudicial para nosso mercado de capitais.

Com tudo isso, ainda vale a pena investir na bolsa?

Para saber o que o Bernardo pensa sobre isso, e como ele tem conduzido os seus investimentos, clique no link abaixo e confira na íntegra o conteúdo!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo