Qual é o melhor investimento a longo prazo?

Segundo o IBGE, apenas 1% dos 24 milhões de aposentados do Brasil são independentes financeiramente. Só essa informação já seria suficiente para nos preocuparmos com a escolha do  melhor investimento a longo prazo, mas ainda tem mais…Os outros 99% dos aposentados estão divididos da seguinte forma: 46% dependem de parentes, 28% dependem de caridade e 25% são obrigados a trabalhar.

Agora você está convencido de que é preciso investir a longo prazo para viabilizar uma aposentadoria tranquila?

Então, vamos aos tópicos do post:

  • O que é um investimento a longo prazo?
  • Qual o melhor investimento de renda fixa a longo prazo?
  • Qual o melhor investimento variável a longo prazo?
  • Quais as vantagens de investir a longo prazo?

investimento a longo prazo

O que é um investimento de longo prazo?

Os investimentos de longo prazo são aqueles com prazo acima de 5 anos. Como você sabe e sempre comentamos por aqui, quanto maior for o prazo de vencimento, maiores serão os rendimentos. Isso acontece porque os juros que incidem nos investimentos são compostos, fazendo com que o seu investimento cresça a cada mês

A dica é: faça um plano para 5, 10, 15, 20 anos, dependendo da idade que você tem no momento em que começará a poupar para ter um futuro mais tranquilo

Qual é o melhor investimento de renda fixa a longo prazo?

Todos os investimentos a longo prazo rendem mais, então a grande vantagem dos títulos de renda fixa é a segurança. Se você mira a aposentadoria, eles são uma ótima escolha.

Especialistas indicam uma diversificação nas aplicações de renda fixa. Dá para fazer isso sozinho, mas, se quiser, um assessor financeiro pode te ajudar a montar um portfólio completo.

CDB (Certificado de Depósitos Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), Tesouro IPCA+ e Debêntures Incentivadas estão entre as melhores opções.

Qual é o melhor investimento variável a longo prazo?

Os investimentos em ações sempre abrem oportunidade para ganhos mais substanciais, e quando a ideia é longo prazo, mais ainda.

A questão é que mesmo os investidores mais experientes ignoram o óbvio: os investimentos em renda variável não podem ser feitos antes de um estudo aprofundado de suas finanças e da certeza absoluta de não precisar de liquidez para aquela quantia.

Então, mais uma vez, é possível fazer essa análise sozinho depois de bastante estudo, mas também pode ser uma boa ideia procurar um especialista, e nunca aplicar todas as suas fichas em renda variável. Diversificar é a palavra-chave!

Quais são as vantagens de investir a longo prazo?

Muitas são as vantagens dos investimentos a longo prazo – a maior delas é que, tendo um período maior de tempo para organizar sua carteira de investimentos, aumentam significativamente as possibilidades de diversificação.

Isso acarreta em ganhos maiores e riscos menores – o sonho dourado de todo investidor!

Além disso, a maior parte dos investimentos de longo prazo cobram menos imposto de renda e oferecem taxas de retorno melhores.

Já vimos que a melhor opção para quem quer investir pensando no futuro é fazer uma carteira diversificada, mesclando aplicações de renda fixa e variável, e ficar de olho nas mudanças na economia.

Sempre que necessário, faça mudanças, realoque valores, reavalie suas necessidades e objetivos, assim você terá as rédeas da sua vida financeira e poderá ter a aposentadoria que sonhou, sem sobressaltos!

Entendeu a importância de realizar um investimento a longo prazo? Se tiver qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo! =)

 

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do portal Eu Quero Investir e também coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

 

As opiniões expostas neste artigo são baseadas na visão do autor e não necessariamente refletem o entendimento do Yubb.