Qual é o melhor investimento para aposentadoria?

0
77

Quem fala em investimento, fala em futuro. Quem fala em futuro, fala em velhice. Quem fala em velhice, fala em aposentadoria. Como as regras da Previdência Social (INSS) seguem se alterando, muitos brasileiros buscam outras opções de investimento para aposentadoria para garantir um futuro mais tranquilo.

Você deve estar pensando: “Se não quiser ficar só na aposentadoria pública, é só procurar uma previdência privada, ué”. Não é bem assim que funciona! É claro que previdência privada é, sim, uma das opções, mas não necessariamente é a melhor para você.

Existem diversas outras opções de investimentos financeiros que você pode aplicar o seu dinheiro para conseguir tirar uma renda dali a muitos anos, na sua aposentadoria. Eu sei que existe aquele bombardeio de propagandas de previdência privada e pode parecer a opção mais simples, mas é sempre interessante procurar outras oportunidades para conseguir o melhor rendimento para o seu dinheiro.

Se você é uma pessoa que se preocupa com o futuro, este texto é para você. Imagine esse cenário: aos 25 anos, você começa a investir para a sua aposentadoria. 30 anos depois, aos 55, você já acumulou um patrimônio tão grande que pode parar de trabalhar só para viver com a renda de seus investimentos. Parece sonho, né? Mas é possível!

No post de hoje, vou listar quatro opções de investimento para aposentadoria que podem ser ótimas oportunidades para você ter um futuro mais tranquilo. Dá uma olhadinha no infográfico e continue lendo o texto =)

investimento para aposentadoria

Planeje-se!

Existem muitas pessoas novas que não se preocupam com o futuro e focam em objetivos de curto e médio prazo. Na vida financeira, planejamento é tudo. Se você pensa em ter uma aposentadoria tranquila, é necessário se planejar desde cedo. Eu sei que pode parecer algo muito distante, mas o tempo passa muito rápido e, quando você menos espera, o momento já chegou e você não está preparado.

Diversas pesquisas mostram que a maioria dos aposentados não é independente financeiramente (dá para perceber isso quando com várias propagandas de empréstimo para aposentados, né?). Essas pessoas não conseguem atingir a independência financeira porque não houve nenhum tipo de planejamento em sua vida.

Como eu te disse logo no início do post, a aposentadoria pelo INSS está cada vez mais complicada e é preciso garantir o seu “colchão” para ter uma velhice tranquila. Para fazer isso, a palavra-chave é planejamento. Você precisa responder três perguntas básicas:

– Qual é a quantia que você pode usar mensalmente para a sua aposentadoria? Todos os meses, separe uma quantia que você pode investir na sua aposentadoria. Dica: esse valor precisa ser colocado como uma despesa “obrigatória”, para você não deixar de investir nenhum mês.

– Com quantos anos você quer se aposentar? Quantos anos faltam para você se aposentar? Quanto mais perto estiver, maior precisa ser a renda que você vai investir mensalmente. Dica: seja realista! Eu sei que pode parecer tentador querer se aposentar aos 40 anos, mas seja realista sobre a sua situação financeira para conseguir fazer um planejamento certeiro.

– Quanto você pretende ter de renda quando estiver aposentado? Você está investindo para ganhar quanto por mês? Leve em conta todos os seus gastos mensais como moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer e etc. Dica: não se esqueça de que você será bem mais velho, ou seja, terá mais despesas médicas do que tem hoje e também outros gastos adicionais.

Quando souber a resposta para essas as três perguntas, fica muito mais fácil escolher qual investimento mais se encaixa em sua situação financeira.

Opções de investimento

Agora chegou a hora! Conheça quatro opções de investimentos a longo prazo que vão ser seus grandes amigos na hora de planejar a aposentadoria.

1. Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto podem ser boas opções para aposentadoria. O Tesouro IPCA, por exemplo, é um investimento com prazos de vencimento bem longos (20 a 30 anos) que tem a sua rentabilidade sempre acima da inflação. Para quem tem medo de perder poder de compra por causa da inflação, é uma ótima ideia. Como o dinheiro fica rendendo durante muitos anos, o rendimento pode ser altíssimo.

2. Renda fixa privada

Normalmente, os investimentos em renda fixa privada (CDBs, LCIs, LCAs, LCs e etc) possuem prazos mais curtos (até dá para encontrar mais de 5 ou 6 anos, mas é raro). Mas, como a maioria deles é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e as instituições financeiras oferecem altas rentabilidades, pode ser uma ótima opção de investimento para aposentadoria. Se você optar por renda fixa privada, será necessário criar uma carteira de investimentos diversificada. Quando o investimento vencer, você procura outra opção e investe novamente. Dessa forma, consegue sempre altas rentabilidades e não depende de um único título.

3. Fundos de investimento

Como os fundos de investimento não são um produto e sim um serviço, são uma boa oportunidade para aqueles que não entendem muito sobre investimentos e preferem deixar na mão de um especialista. Como o gestor terá mais tempo para “trabalhar” no seu dinheiro, pode conseguir um rendimento bem alto para o longo prazo. Dica: fundos imobiliários e fundos multimercados podem ser opções rentáveis.

4. Previdência privada

Polêmica! A queridinha da aposentadoria está em último lugar! Previdência privada pode, sim, ser uma boa opção para o seu futuro, mas é preciso ficar muito atento com as taxas cobradas. Algumas instituições financeiras cobram taxas muito altas nos planos de previdência privada e isso pode prejudicar o seu planejamento. Se você encontrar um bom plano e que não cobre taxas abusivas, pode ser uma boa oportunidade já que é um método muito simples para aposentadoria.

Qual é o melhor?

Se você for leitor do blog do Yubb, já deve ter percebido que não existe resposta exata no mundo dos investimentos. Tudo vai depender do seu perfil como investidor, de seus objetivos financeiros e do que você busca em um investimento. No caso da aposentadoria, também não é diferente.

Se você encontrar um ótimo plano de previdência privada com taxas baixas, vá em frente. Quer ficar acima da inflação? Escolha um Tesouro IPCA. Se você quer investir em diversos títulos para conseguir altas rentabilidade, crie uma carteira em renda fixa privada. Prefere deixar na mão de um especialista? Opte pelos fundos de investimento.

Eu te apresentei quatro opções que podem ser muito boas para o longo prazo, mas é você quem vai decidir qual é a melhor para o seu bolso. O importante é pensar sobre o assunto e ter planejamento!

 

Agora eu quero saber de você! Já começou a pensar na sua aposentadoria? Ela está próxima ou ainda vai demorar para chegar? Qual é o melhor investimento para aposentadoria na sua opinião? Deixe aqui embaixo nos comentários!