Previdência privada: opções de investimentos para aposentadoria

27

Você sabe que não deve contar apenas com a previdência social para aposentadoria, mas também entende pouco sobre as opções de investimento existentes para esse propósito? No post de hoje, iremos te explicar melhor sobre algumas opções de investimentos para aposentadoria, bora entender melhor como funciona? =)

A Saldo Invest (@saldoinvest) é um projeto criado pela Vanessa Martins, especialista em investimentos. O projeto surgiu quando Vanessa percebeu que as pessoas próximas a ela tinham problemas na aquisição de produtos de previdência privada. Não entendiam ou pouco pesquisavam sobre as opções de investimentos para aposentadoria. Assim, decidiu criar um perfil sobre investimentos, que tem o objetivo de dar dicas sobre o mundo financeiro para quem ainda não está familiarizado com o assunto.

Em um bate-papo sobre previdência privada, Vanessa citou algumas opções para investidores conservadores, moderados ou arrojados, olha só:

1.Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

É uma opção de previdência privada. Nessa modalidade, o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos. É importante saber que, ao optar pelo VGBL não há como saber qual será a rentabilidade da previdência, apenas uma projeção de qual será o ganho de capital.

2. Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

Também é um plano de previdência privada. A diferença entre o PGBL e o VGBL está nos tributos que são cobrados, no caso do PGBL, os tributos incidem em cima do valor total resgatado.

Taxa de carregamento e taxa de administração

São taxas cobradas pelos bancos em cima dos investimentos VGBL e PGBL. A taxa de carregamento é um valor mensal cobrado em cima de cada aplicação, para remuneração do distribuidor do produto. Já a taxa de administração é cobrada uma vez ao ano em cima do rendimento da aplicação. Fique esperto para não pagar altas taxas!

3. Carteira previdenciária

O propósito da carteira previdenciária é montar um portfólio de ações que renda bons dividendos, pois, assim, o valor da ação não irá interferir de forma efetiva no seu investimento, já que, aquele investimento estará lhe proporcionando uma renda através de parte dos lucros da empresa, que são repartidos entre os acionistas.

4. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma iniciativa criada pelo Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa de Valores. É um projeto com foco em renda fixa, mas que pode ser usado para fins de garantir aposentadoria, você sabia? Existem algumas opções dentro do Tesouro Direto que você pode considerar. Entenda melhor como funciona o Tesouro Direto neste post.

Agora que você já teve uma breve introdução sobre as opções de investimentos para aposentadoria, vem assistir o bate-papo que tivemos com a Vanessa em que conversamos mais sobre o assunto. Aperta o play! =)

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar aqui embaixo, nos comentários! 😉