IRB Brasil (IRBR3): como foi o resultado do 4T20?

114

Divulgados os números do 4T20, parece que IRB Brasil (IRBR3) não conseguiu animar muito o mercado. O que será que vai acontecer com o desempenho da companhia daqui para frente?

É sobre isso que o Bernardo fala nesse vídeo. Acompanhe com a gente os números do 4T20 do IRB Brasil! Mas antes disso, conheça um pouco melhor essa companhia de resseguros listada na B3.

IRB Brasil (IRBR3)

Fundada em 1939, o IRB Brasil é a maior companhia de resseguros do país.

Em primeiro lugar, vamos entender melhor como funcionam os resseguros, certo?

Quando há um risco de sinistro muito elevado, o segurador transfere a um terceiro esse risco. Essa transferência pode ser total ou parcial, e é feita por meio de uma ou mais apólices.

Dessa forma, o objetivo do resseguro é diluir o risco para dar mais segurança aos seguradores. Inclusive, em algumas situações de risco muito alto (como possibilidade de tragédias, por exemplo), o resseguro chega a ser obrigatório.

Originalmente, a atividade de resseguros no Brasil era totalmente estatal. Somente em 2008 é que empresas privadas foram autorizadas a operar neste setor.

No caso do IRB, até 2019 a companhia tinha participação do governo. A partir daquele ano, com a privatização de 100% do capital, as ações do IRB se valorizaram bastante no mercado.

Começo dos problemas

No entanto, em fevereiro de 2020, a gestora Squadra levantou polêmica ao questionar publicamente os elevados lucros da companhia. Muitos julgam que foi na reação do IRB a essa acusação que começaram os erros do IRB em termos de governança.

Para se defender das acusações, a empresa acusou a Squadra de uso ilegal de informações privilegiadas. Isso porque a gestora estava vendida, ou seja, apostava na queda das ações do IRB.

No entanto, em vez de a companhia fazer uma declaração a todo o mercado explicando o ocorrido, ela se manifestou apenas para os seus clientes. Isso infringiu boas práticas de transparência, um dos princípios da governança corporativa.

A partir disso, vários eventos têm ocorrido, e o IRB ainda não conseguiu recuperar o preço de suas ações, que caíram quase pela metade desde o início desses acontecimentos. Vejamos agora como estão as coisas atualmente para a companhia.

Mensagem da administração no relatório do 4T2020

O presidente e CEO do IRB destaca que 2020 foi um ano atípico para a companhia. Além da pandemia e da crise de credibilidade, a SUSEP realizou fiscalização no IRB por causa de insuficiência de garantias para a cobertura de seguros no valor de R$  bilhão.

Segundo o comunicado, esses fatos levaram a companhia a alterar toda a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração. Além disso, foi realizada uma revisão no estatuto social do IRB.

E quanto aos números, o que aconteceu?

Clique no link e acompanhe passo a passo com o Bernardo a análise financeira do 4T20 do IRB, e descubra quais as perspectivas de recuperação da companhia!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo