Itaúsa (ITSA4): como foi o resultado do 2T21?

342

Como foi o resultado da Itaúsa (ITSA4), uma das queridinhas dos investidores, no 2T21?

Inclusive, essa temporada de balanços tem surpreendido positivamente e chamado a atenção de muitos investidores e analistas do mercado. No conteúdo de hoje, o Bernardo vai falar como se saiu a Itaúsa, holding do conglomerado Itaú, no segundo trimestre de 2021. Continue a leitura e confira a seguir!

Resultado da Itaúsa (ITSA4) do 2T21

Na avaliação do Bernardo, alguns dos pontos que mais chamaram a atenção foram os seguintes:

Lucro líquido recorrente

O lucro líquido recorrente foi de R$ 2,9 bilhões, aumento de 99% em relação ao mesmo período de 2020.

Valor dos ativos (NAV)

O valor dos ativos (NAV) foi de R$ 123 bilhões, alta de 22% na comparação com o segundo trimestre de 2020.

Cisão XP

No 2T21, foi concluída a cisão da participação na XP Inc., detida pelo Itaú Unibanco, e constituição da XPart, passando a ser o segundo maior investimento da Itaúsa em valor de mercado.

ROE

O ROE recorrente foi de 17,9% ao ano, aumento de 8,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2020.

Mensagens da administração

De acordo com a administração do conglomerado Itaú Unibanco, apesar da intensidade da segunda onda da pandemia, indicadores recentes da economia brasileira mostram evolução no desempenho melhor do que o esperado, o que implica revisões relevantes nas projeções de crescimento do PIB para 2021.

Ou seja, a projeção para o PIB até o final desse ano passou a ser maior do que se acreditava há alguns meses.

Quanto aos investimentos da Itaúsa em outras empresas, a holding ressalta que Alpargatas e Dexco (antiga Duratex) apresentaram novamente crescimento nas vendas e no Ebitda, mesmo com a pressão de alguns custos.

No final de maio de 2021, a Itaúsa comunicou ao mercado a decisão favorável do FED sobre a segregação da participação do Itaú Unibanco na XP Inc. A partir da cisão, a Itaúsa passou a ter direito à participação acionária na XPart S.A. na mesma proporção das ações que possui no Unibanco. Com isso, a holding passa a deter cerca de 15% do capital total da XP Inc., que se torna o segundo maior investimento do portfólio, considerando o valor de mercado.

Análise detalhada do balanço do 2T21 da Itaúsa

Esses foram apenas alguns spoilers do resultado da Itaúsa do segundo trimestre de 2021. A análise que o Bernardo fez sobre os pontos mais importantes do relatório você pode acompanhar no link abaixo. Clique no link e confira os pontos mais importantes do último balanço da Itaúsa!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo