Com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher qual é a melhor empresa para você investir o seu dinheiro. Algumas são mais conhecidas, mas cobram altas taxas. Outras não cobram nada, mas são menores. E aí? O que fazer? No post de hoje, vou te ajudar a escolher a melhor corretora de investimentos.

Tópicos que vou abordar no post:

1. Como escolher a sua corretora
2. As principais corretoras do Brasil
3. Qual é a melhor?

Caso você não saiba, as corretoras NÃO emitem investimentos. Ou seja, NÃO são  “donas” de nenhum investimento. Ela apenas faz o intermédio entre você (investidor) e os investimentos.

Ao entrar na plataforma de uma corretora, você encontra um cardápio bem completo. Normalmente, elas oferecem investimentos em renda fixa (Tesouro Direto e títulos privados), fundos de investimento e, é claro, ativos da bolsa de valores por meio de seu home broker (plataforma de negociação).

Mas, como saber qual corretora escolher? É isso que vamos ver nos tópicos que vêm a seguir!

1. Como escolher a sua corretora

Cada empresa possui uma característica diferente. Como existem muitas no mercado, é importante analisar alguns atributos para entender qual é a melhor corretora para você. 

  • Custos e taxas: quanto você vai pagar para investir? Qual é a taxa de corretagem para operações na bolsa? Há alguma taxa de custódia? Responder essas perguntas é essencial para não gastar dinheiro à toa.
  • Atendimento: alguns investidores veem o atendimento como o mais importante, afinal, é o seu dinheiro que está ali e, se tiver algum problema, a corretora precisa estar disposta a te ajudar.
  • Usabilidade: é fácil abrir conta? Como é o design da plataforma? É fácil encontrar todas as informações e realizar seu investimento? De nada adianta um atendimento bom e uma plataforma ruim, certo? Analisar a usabilidade é importante.
  • Opções de investimento: a corretora possui home broker para investir na bolsa? Há uma boa quantidade de investimentos de renda fixa? Os principais fundos estão ali? Aqui, não há regra. Você precisa encontrar uma corretora que atenda às suas necessidades.
  • Diferenciais: quando você entra no site da corretora, o que você vê? Quais são os diferenciais daquela empresa? Ela é conhecida pelos fundos? Pelas taxas? Isso é interessante de analisar para entender se está de acordo com seus objetivos.

Veja as diferentes características em diversas corretoras e entenda qual é a mais indicada para o que você procura.

Extra: temos um post completo que te ajuda a comparar corretoras e escolher melhor =) Clique aqui e leia.

2. As principais corretoras do Brasil

Você não achou que eu ia deixar de citar nomes aqui, né? Vou te apresentar quais são as principais corretoras do Brasil e suas respectivas características. Veja:

  • XP: é a maior corretora do Brasil. O Itaú, maior banco do Brasil, é dono de 49% da XP Inc. e, recentemente, a empresa abriu capital na bolsa norte-americana. Possui todos os tipos de investimento em sua plataforma, é taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.
  • Rico: é uma corretora do grupo XP. Muito conhecida por ser a maior corretora de investimentos no Tesouro Direto. Possui taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.
  • Clear: também é uma corretora do grupo XP. O chamariz da Clear é a taxa zero – ela não oferece nenhum custo para nenhum tipo de investimento. Muitos investidores gostam da Clear para aproveitar a taxa zero em seu home broker (ETFs, FIIs, ações e etc).
  • Easynvest: apelidada de “Easy”, é uma grande corretora brasileira. Oferece todos os tipos de investimento em sua plataforma e tem taxa zero para fundos imobiliários e ETFs em seu home broker.
  • modalmais: a modal é uma gigante do mercado já que veio do Banco Modal. Oferece todos os tipos de investimento em sua plataforma, tem taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.
  • Órama: o grupo Globo é dono de uma parte da Órama, essa corretora de investimentos do Rio de Janeiro. É muito conhecida por sua plataforma de fundos e possui taxa zero para ETFs e FIIs.
  • Guide: o grupo chinês Fosun é dono da Guide e ela possui uma grande importância no mercado financeiro brasileiro. É taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.
  • Necton: é uma corretora nova que veio da fusão entre duas corretoras tradicionais no mercado: Spinelli e Concórdia. É taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.
  • CM Capital: a CM é uma corretora que foi fundada na Espanha e, recentemente, começou a focar em pessoas físicas aqui no Brasil. Seu grande diferencial é a taxa zero no investimento em ações no mercado fracionário.

3. Qual é a melhor?

Nós, do Yubb, temos um ranking que elege a melhor corretora. Mas, de onde tiramos isso? Da opinião de milhares de investidores!

Além de você conferir a opinião dos investidores sobre todas as empresas do Brasil (não só corretoras), você pode entrar na empresa que você já conhece e deixar a sua opinião para ajudar outras pessoas.

Mas, vamos lá! Apesar de existirem esses rankings que elegem a “melhor corretora”, na verdade, uma corretora que é considerada ótima para um investidor, pode não ser para outro. 

Exemplo: você é um investidor que está querendo a começar a investir na bolsa com um valor baixo. Para você, o essencial é encontrar uma corretora que tenha um bom home broker e com uma taxa baixa (se possível, taxa zero). E assim por diante.

Cada instituição financeira oferece funcionalidades que melhor atendem a determinados objetivos, cabe a você escolher a que melhor te atende.

Agora é a sua vez: qual é a sua corretora de investimentos preferida? Comente aqui embaixo! E não esqueça de deixar a sua avaliação no Guia do Yubb 😉


Artigo anterior4 maneiras de investir em ouro
Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.