Melhores small caps para 2021 – com Max Bohm, da Empiricus

43

Dando continuidade a nossa série “onde investir em 2021”, o papo de hoje é com o Max Bohm, analista e sócio da Empiricus Research. Veja o que ele disse ao Bernardo sobre as melhores small caps e micro caps para esse ano!

Desempenho das small e micro caps em 2020

O mercado acionário como um todo sofreu em 2020 e, com as small caps e micro caps, isso não foi diferente. Um dos agravantes do desempenho desse nicho no ano passado, segundo Max, é o fato de praticamente todas essas empresas estarem ligadas à economia doméstica.

Algumas dessas empresas conseguiram recuperar parte dos resultados no terceiro trimestre (3T20), em especial aquelas que conseguiram encontrar alguma inovação durante a crise. Mas, no geral, o desempenho do setor deixou muito a desejar para o investidor.

E para 2021, qual a expectativa?

Apesar de se mostrar otimista com a recuperação dessas empresas, Max relaciona alguns pontos de preocupação em relação à retomada do desempenho. Entre eles, o atraso da vacina, a situação fiscal que vem se deteriorando e a falta de avanço de reformas importantes são alguns exemplos.

Em suma, para que small e micro caps se recuperem, a retomada da economia tem que ocorrer de forma mais sólida e contundente. Na opinião do analista, é mais provável que isso ocorra a partir do segundo semestre deste ano.

Entre as boas oportunidades da bolsa, Max destaca algumas small e micro caps ligadas à velha economia (setores mais tradicionais), em especial as que têm bons padrões de governança corporativa. Isso porque, apesar de os preços estarem muito atrativos, essas empresas possuem bons fundamentos e posições relevantes no mercado.

Saiba mais sobre governança corporativa neste artigo. 

Logo, não há motivos para o investidor não se interessar por esses papéis, afirma Max. No entanto, é necessário ter paciência para esperar pela recuperação dos preços dessas ações.

Exceções à regra

Max ressalta que, mesmo em meio à crise, algumas small e micro caps conseguiram manter boa performance. Ele destaca as exportadoras, as ligadas a commodities e as que pertencem à nova economia. Inclusive ressalta que muitas do segmento realizaram IPO recentemente, e isso é benéfico para a sua capitalização e desempenho no futuro.

No entanto, mesmo com a grande quantidade de boas oportunidades na bolsa, Max aconselha a não concentrar recursos somente nas small e micro caps. Além da diversificação ser um dos princípios mais importantes dos investimentos, a retomada da economia não virá rapidamente. Por isso, o equilíbrio do portfólio é fundamental nesse momento.

Mas afinal, quais as small e micro caps queridinhas para 2021?

Quer saber? Então, clique no link e assista a entrevista na íntegra! No final do vídeo, veja como receber gratuitamente o e-book com todas as entrevistas “melhores investimentos para 2021”!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo