Melhores small caps para 2022 (com Max Bohm)

288

As small caps são as empresas de menor capitalização na bolsa de valores. Em 2021, muitas delas ficaram bastante descontadas, e algumas são ótimas oportunidades de compra.

Mas quais serão as melhores small caps para 2022? Sobre isso, o Bernardo conversou com Max Bohm, um especialista no assunto. Se você está em busca de boas oportunidades na bolsa, continue a leitura e confira as excelentes dicas desse bate papo!

Quais são as melhores small caps para 2022?

Com a Selic em alta no Brasil, expectativa de alta de juros nos Estados Unidos e turbulências no cenário interno (potencializadas pelo ano eleitoral), muitos investidores têm se perguntado se esse é o melhor momento de investir na bolsa.

Segundo Max, há small caps com preços muito atrativos hoje e, segundo ele, há oportunidades que não dá para perder. Nesse sentido ele comenta alguns fatores que influenciaram bastante o ano passado, principalmente a partir do segundo semestre.

“Além da migração para a renda fixa, houve também uma competição com as criptomoedas. Isso fez com que houvesse muitos resgates em fundos de ações e multimercados”, observa.

Esses resgates fizeram com que algumas small caps tivessem quedas bastante expressivas, pois vários fundos de ações tiveram que vender esses papéis para poder pagar os investidores. Porém, na opinião de Bohm, algumas dessas quedas foram até exageradas.

“Por causa dessas vendas, algumas small caps desvalorizaram excessivamente, mesmo sem ter piora nos fundamentos ou deterioração nos resultados. O que aconteceu foi que, por um movimento técnico, essas ações foram, literalmente, dizimadas.”

Por isso, Max acredita que essa seja a hora de começar a comprar novamente esses papéis. Afinal, são nesses momentos que surgem as melhores chances de ganhos.

Leia também: Small caps ou dividendos? Qual é a melhor ação?

Cenário global e regional

Em relação ao cenário global, Max destaca alguns pontos importantes a serem observados em 2022.

A alta de juros nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser ruim para alguns setores, mas não para a economia como um todo. Além disso, há notícias positivas que ele imagina que venham da China. Uma delas é a flexibilização das restrições de emissão de carbono, o que estimula as commodities de forma geral.

“Eu vejo 2022 como um ano melhor para as commodities, muito puxado pela China. Creio que o país puxará o crescimento econômico mundial esse ano, e flexibilizará as atuais políticas de emissão de carbono”, avalia Max.

Por outro lado, no cenário nacional, a expectativa é de mais cautela por parte de consumidores e investidores. Para Max, de forma geral, as pessoas não assumirão grandes empreendimentos ou compromissos financeiros sem terem mais clareza sobre o que acontecerá com o novo governo. “Essa instabilidade, característica de anos de eleições, fazem com que me preocupe mais com setores como varejo e indústria no Brasil”, declara o analista.

Para descobrir quais são as melhores small caps para 2022, de acordo com Bohm, confira na íntegra o vídeo abaixo!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo