Mercado de opções e derivativos em 2021: como investir?

68

Dando sequência aos melhores investimentos para 2021, hoje foi o dia de falar sobre o mercado de opções e derivativos! Para isso, o Bernardo conversou com Su Choung Wei, o mestre dos derivativos.

A seguir, confira os principais pontos dessa entrevista imperdível aqui no Yubb. Mas, antes disso, vamos apresentar o nosso entrevistado!

Quem é Su Chong Wei?

Ao contrário do que muitos pensam, Su Chong Wei não iniciou a carreira no mercado financeiro. Antes de atuar na área, Su cursou as faculdades de Biologia, Pedagogia e Matemática na USP. Depois de formado, trabalhou algum tempo na indústria farmacêutica e deu aula em alguns cursinhos pré-vestibulares.

No entanto, a sua facilidade com equações o aproximou do mercado financeiro, em especial das opções e do mercado futuro. Dessa forma, a partir de 1981 começou a desenvolver modelos matemáticos que pudessem superar o mercado e, com o passar do tempo, tornou-se conhecido como o mestre dos derivativos no Brasil.

Atualmente Su Chong Wei ministra cursos sobre derivativos e trabalha na Infomoney.

Quais as expectativas de Su Chong Wei para 2021?

Su Chong vê o ano com otimismo, e um dos motivos para isso é a forte expansão de base monetária (ou seja, o volume de dinheiro impresso no mundo) que aconteceu em 2020. Em que pese a inflação esperada por causa do aumento de moeda em circulação, Su acredita que a maior liquidez do mercado proporcionará novas e boas oportunidades de investimentos.

Segundo Su, a forte recuperação da bolsa no final do ano passado é um dos indicativos do apetite do mercado para investimentos.

Outro ponto destacado por Su foi a expectativa de alta de juros para 2021. Ele acredita que haverá aumento das taxas este ano, pois os juros futuros estão bastante descolados da atual Selic de 2% ao ano.

Opções

Su Chong comenta que a maioria dos influencers que falam sobre opções destacam o instrumento como forma de proteção de carteira. No entanto, ele discorda desse ponto de vista, pois as opiniões atuais ainda são baseadas na literatura sobre opções escritas entre as décadas de 1980 e 1990, período no qual a volatilidade do mercado era bem menor do que a atual.

Isso significa dizer que hoje, com maior volatilidade, os preços das opções são bem maiores do que antigamente. Por isso, não é sempre que vale a pena utilizá-las para proteção de carteira, ainda mais no curto prazo.

As opções são uma espécie de derivativos. Clique aqui para saber o que são e para que servem os derivativos.

E como está a carteira de investimentos de Su em 2021?

Quer saber quais as estratégias e preferências de investimentos de Su Chong Wei? Clique no link abaixo, e assista a essa verdadeira aula sobre derivativos aqui no Yubb:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo