O caso LUNA pode acontecer com outras criptos?

81

Será que o que aconteceu com a criptomoeda LUNA pode acontecer com outras no mercado?

Depois que a LUNA foi a zero e deixou alguns especialistas completamente chocados, muitos investidores estão sim preocupados com suas criptomoedas. Afinal, será que outras criptos podem ter o mesmo destino da LUNA?

É justamente sobre isso que o Bernardo vai falar nesse conteúdo. Portanto, se você tem LUNA ou alguma outra criptomoeda e também está inseguro, continue a leitura para entender melhor o que está acontecendo nesse momento no mundo cripto!

Será que o caso LUNA pode se repetir com outras criptos?

Antes de mais nada, vamos entender brevemente o que aconteceu com a LUNA.

Resumidamente: existe uma stablecoin (ativo digital estável) chamada UST. Assim como todas as stablecoins, a UST foi criada para não ter volatilidade, pois é pareada ao dólar. Mas, ao contrário de outras moedas estáveis, que têm lastro em determinado ativo, a UST não tinha reservas em dólar como garantia, pois a paridade com a moeda era feita por meio da emissão e da queima de LUNA.

Ou seja, quando o preço de UST caía, mais eram emitidas unidades de LUNA, justamente para garantir essa paridade. E, quando o preço da UST subia, LUNAS eram queimadas. Tudo isso era feito para garantir a paridade 1:1 com o dólar, sem que houvesse reservas da moeda.

O pânico de maio

Até agora, ninguém sabe exatamente se o que aconteceu no fatídico mês de maio de 2022 foi um ataque, uma manipulação ou uma pirâmide. Mas o fato é que houve uma pressão vendedora gigantesca de UST que a paridade foi perdida.

Nesse momento, LUNAS foram emitidas, justamente para garantir a volta da paridade. No entanto, o descolamento da paridade foi tão grande que isso acabou gerando pânico no mercado. Em outras palavras, o que se conhece como corrida bancária foi exatamente o que aconteceu com a UST. Com a queda, as pessoas foram vendendo cada vez mais a moeda, ao ponto de a UST perder a sua credibilidade.

Simultaneamente, cada vez mais LUNAS eram emitidas, de forma até descontrolada, para tentar garantir a paridade. Só que isso não aconteceu, de forma que, quem tinha UST perdeu, e quem tinha LUNA viu, literalmente, seus investimentos virarem pó.

O que mais precisamos entender sobre o caso

Até aqui, entendemos o que aconteceu no caso LUNA, certo? Agora, é preciso entender se stablecoins descentralizadas, como a UST, são confiáveis.

Nesse sentido, a LUNA nos mostrou que as stablecoins descentralizadas não são tão confiáveis quanto se imaginava. Porém, existem várias outras no mercado além da UST. O que fazer? De que forma olhar para esses investimentos a partir do colapso da LUNA?

Confira no link abaixo a explicação detalhada do Bernardo. E aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube, para acompanhar noticias sempre recentes sobre criptomoedas e outros investimentos!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Youtube: Yubb