O que é circuit breaker e quantas vezes foi acionado na bolsa brasileira?

169

Você sabe o que é circuit breaker e qual é a importância dele para seus investimentos? É um assunto delicado e tenso (e que ninguém gosta de passar!), mas é importante saber o que é e qual é o histórico do Brasil. No post de hoje, a gente te conta tudo isso!

Circuit Breaker

O circuit breaker é um sistema criado pelo mercado para interromper as operações nas bolsas de valores, quando acontecem quedas muito abruptas.

É uma ferramenta que tem como objetivo proteger o investidor. Claro que não é possível prever se o circuit breaker irá ou não ter efeito, mas na maioria dos casos ele reduz as perdas.

Na história do país, já aconteceram 19 circuit breakers (bastante coisa, né?). Seis deles foram só no ano de 2020!

As razões principais do acionamento dos circuit breakers no início de 2020 foram: a crise do contágio do coronavírus e a “guerra” nos preços do petróleo, entre Rússia e Arábia Saudita.

Mas quando o circuit breaker é acionado?

No Brasil, o sistema é acionado quando o Índice Ibovespa recua mais de 10%. As operações na Bolsa de Valores param e só retornam 30 minutos depois.

Quer saber quais são as outras regras para o acionamento do circuit breaker e entender um pouco mais sobre esse sistema usado para conter as quedas da Bolsa? Se liga no vídeo:

Gostou do vídeo, yubber? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, manda pra gente nos comentários ou lá no Instagram: @yubbinvestimentos =)