O que é COE (Certificado de Operações Estruturadas)?

320

Existe um produto novo no mercado que está sendo muito disseminado pelos bancos e corretoras: é o Certificado de Operações Estruturadas. Mas, afinal, o que é COE e será que vale a pena investir nesse produto?

O COE é um título emitido por bancos. Diferente de um fundo de investimento (ou de um robô) que é um serviço e não um produto, o COE é, sim, um produto. Você pode entrar na plataforma do seu banco e realmente comprar esse produto.

Uma diferença muito interessante é que o Certificado de Operações Estruturadas não é nem renda fixa e nem renda variável – ele é chamado de produto híbrido. Isso significa que ele tem um pouco de renda fixa e um pouco de renda variável.

Isso acontece porque o COE é um envelope que reúne, em um só lugar, diferentes tipos de investimento. O COE X, por exemplo, pode ter títulos públicos do Tesouro Direto + ações da bolsa de valores dos Estados Unidos. O COE Y, por outro lado, pode ter ETFs + ações da bolsa brasileira. E assim por diante.

Quando você compra um COE, você está comprando todos os investimentos que estão dentro daquele envelope – seja renda fixa ou renda variável. Por isso, ele é considerado um título híbrido.

Existem dois tipos no mercado:

  • Capital garantido (valor nominal garantido): você nunca perde o valor investido inicialmente, mesmo se não ganhar nada a mais;
  • Capital de risco (valor nominal de risco): você pode perder o valor investido inicialmente, mas nunca perde mais do que essa quantia.

Mas será que vale a pena comprar esse produto? Vem com a gente!

Se curtiu o vídeo, inscreva-se no canal do Yubb no YouTube e ative as notificações para não perder as novidades.

E aí, você entendeu o que é COE? Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo! 😉