O que é ESG e por que vale a pena investir em ações dessas empresas?

181

No mundo dos investimentos, existem algumas tendências para o futuro. ESG, por exemplo, é um termo que está na moda e que muitos investidores estão de olho. Mas, afinal, o que é ESG e por que vale a pena investir em ações dessas empresas?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance. Em tradução livre para o português: meio ambiente, social e governança.

E o que isso significa? Significa investimentos que são socialmente responsáveis, preocupados com o meio ambiente e com compromisso de governança corporativa. Em outras palavras, ESG fala no investimento em ações de empresas que sigam essas práticas. 

Alguns exemplos de práticas ESG que as empresas podem possuir: controle de emissões de poluentes, descarte correto de resíduos, utilização de energias renováveis, respeito às condições de trabalho adequadas, seguranca no trabalho, políticas de respeito aos direitos das mulheres, transparência e auditoria em seus dados, auditoria, práticas anticorrupção e muitos outros.

Esse termo já existe há décadas, mas em 2020 está sendo muito comentado porque o Larry Fink, CEO da BlackRock, maior gestora do mundo, disse que o ESG se tornou uma realidade e vai começar a tirar do seu portfólio empresas que não respeitem esses critérios.

E quer saber o melhor? Empresas que seguem práticas ESG podem ser MAIS RENTÁVEIS do que empresas que não seguem. Quer entender melhor? Assista ao vídeo:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo