O que é inflação?

1
55
O que é inflação

Você com certeza já ouviu falar no termo inflação. Está na boca dos jornalistas, economistas e até mesmo dos seus familiares, né? Mas, afinal, o que é inflação? Ela é realmente importante ou não influencia em nada na minha vida?

Basicamente, a inflação é um processo de aumento de preços. Sabe quando você vai na padaria e o pãozinho ficou mais caro de um dia para o outro? É o efeito do aumento da inflação. Ou seja, isso influencia (e muito) a sua vida e, principalmente, o seu bolso! Por isso é tão importante saber o que é inflação.

Todos os dias, você está correndo atrás dos preços. Quando o trabalhador recebe um reajuste salarial, por exemplo, ele é ajustado de acordo com a inflação passada. Isso significa que você está sempre atrás da inflação e correndo para não perder dinheiro para ela. A inflação afeta TODO MUNDO!

A inflação pode ser causada por dois motivos. Primeiro, por demanda: muita gente comprando produtos, os preços aumentam automaticamente. Segundo, os preços administrados sobem por outros motivos como tarifa de câmbio, valores de commodities, entre outros.

Nos investimentos, também é importante ficar muito atento já que a taxa da inflação (IPCA) afeta completamente o rendimento da sua aplicação. Por isso, é necessário sempre calcular a sua rentabilidade REAL, que é aquela que não é “comida” pela inflação. Outro motivo para você precisar entender o que é inflação!

Para saber mais sobre isso, a gente esteve na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conversou com o Professor William Eid Junior. Quer ver o que rolou? Dá o play!

O que achou do vídeo? Deixe seu like, inscreva-se no canal e compartilhe com todos os seus amigos que acham que a inflação não afeta o bolso deles!

Entendeu o que é inflação? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários =)

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.