O que é NFT e como funciona?

358

Nos últimos tempos, o NFT tem causado muita polêmica e chamado muita atenção dos investidores em todo o mundo. Mas afinal, o que significa essa sigla? É um investimento? Ou bolha, como alguns dizem?

Recentemente, o Bernardo explicou detalhadamente o que significa NFT. Quer descobrir? Então, continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é NFT?

A sigla vem de non-fungible token (ou “token não fungível”, na tradução livre). Para entendermos o NTF, precisamos antes conhecer o conceito de fungibilidade. Acompanhe a seguir!

Dizemos que um bem é fungível quando ele não é único, e se pode trocá-lo por um valor determinado. Por exemplo, um bitcoin, uma barra de ouro e uma nota de 10 reais são bens fungíveis, pois você pode trocá-los por outros da sua espécie e pelo mesmo valor, certo?

Por sua vez, os bens infungíveis são aqueles únicos, ou seja, os que não conseguimos encontrar mais de um igual. O exemplo clássico de bem infungível é a obra de arte. Nesse sentido, mesmo que você encontre dois quadros com o mesmo valor, eles serão infungíveis, pois são diferentes entre si.

Em outras palavras, esses quadros até podem ser trocados pelo mesmo valor, porém nunca representarão a mesma coisa, já que cada um tem características únicas. Esse é o conceito de fungibilidade.

Como funciona o NFT?

Digamos que dois amigos tenham a mesma cópia de uma música. No entanto, um deles é o autor da música e atrelou-a a um NFT. Dessa maneira, ele comprova que tem a cópia original dessa música.

Dessa forma, podemos concluir que o NFT é um atestado digital que transforma algo em original frente a cópias comuns. Ele é verificado por blockchain, e funciona de forma semelhante às criptomoedas. Por causa da descentralização do blockchain, o NFT também é considerado seguro e inviolável, assim como as criptomoedas.

E qual a diferença entre NFT e criptomoedas?

Basicamente, é o valor de mercado que difere esses dois sistemas. Isso porque, mesmo que qualquer um possa atrelar um bem a um NFT, não significa que esse bem terá valor, diferentemente do que ocorre com as criptomoedas.

Resumidamente: qualquer ativo, seja ele digital ou físico, pode ser registrado em um blockchain e colocado em um NFT.

E por que isso está mexendo tanto com o mercado?

Um dos motivos é pelo fato de que, cada vez mais, existem obras sendo produzidas digitalmente.

O tema é bem abstrato e parece difícil de entender, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que exemplos práticos para você entender de vez como funciona o NFT e todo o potencial desse sistema.

Então, clique no link abaixo, e assista ao vídeo no qual o Bernardo dá muito mais detalhes e exemplos sobre essa tecnologia que está revolucionando o mercado! Ah, aproveite e assista também a nossa playlist sobre criptomoedas, que também está imperdível!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo