O que fazer com o dinheiro da poupança?

saiba o que fazer com o dinheiro da poupança

Sair da poupança e começar a investir é um passo muito importante na vida financeira de alguém. Como o brasileiro é apaixonado pela poupança, esse processo pode parecer perigoso e complexo. Mas não é nada disso! No post de hoje, vou te mostrar o que fazer com o dinheiro da poupança para você ganhar bem mais. Spoiler: a segurança continua!

saiba o que fazer com o dinheiro da poupança

Por que a poupança é ruim?

Se você acompanha o Yubb, já deve ter percebido que não gostamos muito da poupança. Como ela é algo muito comum na vida dos brasileiros, trabalhamos todos os dias para que as pessoas entendam que existem outras formas melhores de economizar e ganhar mais dinheiro.

Para começar, a poupança nem pode ser considerada investimento. Poupar é muito diferente do que investir! A rentabilidade da poupança é a seguinte: se a SELIC for menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da SELIC mais a TR (Taxa Referencial). Se a SELIC for superior a 8,5% ao ano, ela tem rentabilidade de 0,5% mais a TR.

Em outras palavras, ela rende MUITO POUCO. Esse rendimento é tão baixo que pode ficar abaixo da taxa de inflação do Brasil, ou seja, você estaria perdendo poder de compra ao deixar o dinheiro “parado” na poupança. E ninguém quer perder dinheiro, né?

Mas, por mais que o rendimento seja baixo, muitas pessoas deixam seu patrimônio na poupança por causa da segurança e da liquidez.

No caso da segurança, vale lembrar que existem investimentos garantidos pelo governo (títulos do Tesouro Direto) que são até mais seguros e títulos garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Sobre a liquidez, também existem opções com resgate a qualquer momento (liquidez diária) e não é preciso ficar preso na poupança por causa disso.

Como começar a investir

Começar a investir não é nenhum bicho de sete cabeças. Diferente do que a maioria pensa, não é preciso ser um milionário ou um expert para aplicar o dinheiro. O primeiro passo é decidir como você vai sair da poupança.

Existem aqueles que ficam revoltados e tiram todo o dinheiro de uma vez. Existem aqueles que tiram a maior parte, mas ainda deixam um pouco para emergências. Existem aqueles que preferem tirar uma quantia pequena no início para se sentir mais seguro com o investimento. Ou até mesmo aqueles que vai tirar um pouco por mês para ir conhecendo novos investimentos.

Não importa como você vai sair da poupança, o importante é criar a consciência e começar a investir!

Depois disso, é preciso definir o seu objetivo financeiro (o porquê do seu investimento, a meta maior que move o seu dinheiro) e o seu perfil-investidor (conservador, moderado ou arrojado? será que você aceita correr mais riscos para ganhar mais?). Com isso, é mais fácil escolher a aplicação.

Agora é só entrar no Yubb, digitar quanto você quer investir – existem opções a partir de R$ 1,00! – e por quanto tempo que a nossa plataforma vai te mostrar as melhores oportunidades naquele momento. Normalmente, os produtos mais indicados para iniciantes são aqueles com liquidez diária.

Se você está buscando o que fazer com o dinheiro da poupança, agora é a hora. Confira três opções de investimento que permitem o resgate a qualquer momento (liquidez diária) e são ótimas possibilidades para quem está saindo da poupança:

1. Tesouro Direto

 

 

Os títulos do Tesouro Direto são oferecidos pelo próprio governo federal como forma de captar recursos de investidores para fins públicos. Ao comprar um título do Tesouro, você está “emprestando” dinheiro para o Tesouro Nacional. Como o governo é a entidade mais poderosa do país, a maioria dos especialistas considera esse investimento como o mais seguro do país.

Para quem precisa de liquidez diária e pode precisar do dinheiro antes do prazo, é melhor optar por um Tesouro SELIC – o título mais seguro de todos. Para quem pode deixar o dinheiro “preso” por um tempo, o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA podem ser oportunidades mais rentáveis.

2. CDB com liquidez diária

 

 

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento em renda fixa privada. Isso significa que ele é emitido por bancos e, ao investir nele, você está “emprestando” dinheiro para o banco que é “dono” daquela aplicação.

A segurança do CDB está no Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que garante até R$ 250 mil por CPF e por instituição. Isso significa que, se o banco quebrar, você recebe o seu dinheiro de volta + rendimentos.

O CDB é um título muito versátil e existem CDBs com liquidez diária. Alguns bancos médios oferecem taxas maiores que 100% do CDI com a comodidade de poder resgatar o dinheiro a qualquer hora. Para quem está saindo da poupança, é a oportunidade perfeita!

3. Robôs de investimento

 

 

Os robôs são um serviço e não um produto. São empresas de investimento (fintechs) que gerenciam o seu dinheiro de uma forma automatizada (por isso são chamadas de robôs) aplicando seu patrimônio em diversos ativos diferentes.

O robô investe seu dinheiro de acordo com o seu perfil e seus objetivos e, por isso, pode ser uma boa opção para quem está saindo da poupança e busca uma carteira diversificada, mas sem abrir mão da segurança.

Não existe garantia do FGC nesse tipo de investimento, mas, se você escolher uma carteira conservadora, a maioria dos investimentos terão a garantia e você estará mais protegido.

Agora que você já sabe o que fazer com o dinheiro da poupança, basta escolher qual mais te interessou diante das características que foram apresentadas. Pode parecer confuso, mas é só definir quais são as suas prioridades e o melhor investimento aparecerá naturalmente.

Após a escolha, você vai precisar abrir conta na instituição. No Yubb, é só clicar em “Investir agora” e nós te redirecionaremos para a página da empresa. Preenchendo dados básicos e enviando alguns documentos (em alguns casos, isso nem é necessário!), sua conta já estará aberta. Abrir uma conta de investimentos é muito diferente de abrir uma conta corrente: é um processo 100% online e gratuito!

Com a conta aberta, transfira seu dinheiro do banco para a outra empresa de investimento e, pronto, é só investir! Na primeira vez pode parecer algo muito complexo, mas, a ideia principal é que você economize sempre para investir todos os meses e isso se tornará um hábito 😉

 

E aí, você já sabe o que fazer com o dinheiro da poupança? Deixe aqui embaixo nos comentários qual foi o seu investimento preferido e como você pretende sair da poupança para ganhar mais dinheiro!