Quais são as melhores corretoras para Tesouro Direto?

0
456
as melhores corretoras Tesouro Direto

Sim, é verdade! Não dá para investir nos títulos públicos do Tesouro Direto sem uma instituição financeira! O site do Tesouro Nacional permite que você compre e venda títulos por lá, mas você precisa ter uma empresa “por trás”. Mas como saber quais são as melhores corretoras Tesouro Direto?

Você precisa escolher a sua instituição financeira (corretora ou banco) para aplicar seu dinheiro. E não é qualquer uma que oferece esse serviço! O Tesouro Nacional tem uma lista com as instituições habilitadas para operar com títulos públicos e somente essas empresas têm a permissão para comprar e vender títulos do Tesouro Direto.

No entanto, muitos investidores ficam em dúvida sobre qual corretora escolher. Se os títulos são os mesmos, qual é a melhor empresa para abrir conta e começar a investir? No post de hoje, vou te mostrar um Guia completo sobre como saber quais são as melhores corretoras Tesouro Direto.

melhores corretoras Tesouro Direto

Como investir no Tesouro Direto

Quer investir no Tesouro Direto, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é saber que o Tesouro Nacional exige que o investidor tenha uma corretora de valores “por trás” para comprar os títulos. Infelizmente, não dá para ir direto no site do Tesouro e fazer as suas transações.

Passo a passo para investir no Tesouro Direto:

  1. Escolha uma corretora
  2. Abra conta nessa corretora
  3. Transfira o dinheiro
  4. Escolha o título que deseja (Tesouro IPCA, Tesouro Prefixado ou Tesouro SELIC)
  5. Compre o título
  6. Siga acompanhando

Está perdido e não sabe como escolher uma corretora e muito menos como abrir uma conta de investimentos? Vem comigo!

Como abrir uma conta de investimentos

Uma conta de investimentos é muito diferente de uma conta corrente. Nos bancos tradicionais, por exemplo, você paga uma taxa de manutenção mensal para ter os serviços de sua conta corrente. Como a sua conta de investimentos NÃO É uma conta corrente, ela não possui nenhuma tarifa de manutenção e, muito menos, tarifa de abertura.

Também vale lembrar que a maioria da corretoras não cobra nenhuma taxa para investimentos em renda fixa (títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI, RDB e etc). A taxa de corretagem só existe para produtos em renda variável (ações, COE, etc) e para fundos de investimento.

Resumidamente: não custa nada ter uma conta aberta em uma corretora de valores!

Mas como abrir a conta? O processo é muito simples e totalmente online. Basta entrar na plataforma da corretora, preencher alguns dados cadastrais, mandar uma foto de seus documentos (RG e comprovante de residência, por exemplo) e, pronto!

Assim que a sua conta estiver aberta, é só transferir o dinheiro da sua conta corrente para a sua conta de investimentos e começar a investir.

Como escolher uma corretora

Como eu já disse, a maioria dos bancos e corretoras não cobra nenhuma taxa para que você possa investir nos títulos do Tesouro. Como a lista de instituições credenciadas que não cobram taxa é muito grande, você pode ficar em dúvida sobre qual corretora escolher.

Alguns fatores que você precisa analisar na hora de escolher uma corretora:

  • Atendimento
  • Facilidade em abrir uma conta
  • Custos e taxas
  • Variedade de investimentos
  • Usabilidade da plataforma
  • Rentabilidade dos investimentos

Cabe a você, investidor, decidir quais são as suas prioridades na hora de investir. Se você prioriza um bom atendimento, por exemplo, precisa escolher uma corretora que tenha um atendimento personalizado para você.

E agora, a melhor parte! Você deve estar se perguntando “Como eu vou saber tudo isso antes de abrir conta?”. O Guia das Melhores Empresas de Investimento do Yubb está aqui para isso! Basta entrar no Guia e consultar qual é a experiência que outros investidores tiveram com diferentes corretoras.

Além disso, deixe também a sua avaliação para ajudar outras pessoas. Não tem nada melhor do que escolher uma instituição financeira por um “conselho de amigo”, né? Aproveite para ler todas as experiências e escolher qual é a corretora que se encaixa mais com o seu perfil.

Quais são as melhores corretoras Tesouro Direto?

Agora é a hora tão esperada! Como eu comentei, a maioria das empresas de investimento não cobra nenhuma taxa para compra e venda de títulos do Tesouro Direto. Mas não é regra! Existem, sim, algumas que ainda cobram.

Por isso é muito importante que você consulte a lista das instituições habilitadas pelo Tesouro Nacional. A lista mostra toda a relação de custos e taxas praticados pelas instituições. Dê uma boa olhada antes de abrir a conta para garantir que você terá taxa zero nas aplicações.

Para facilitar a sua vida, fiz uma tabela menor com as maiores corretoras do país e com as taxas que elas cobram por seus serviços em Tesouro Direto:

CorretoraTaxa
AtivaNão cobra
ClearNão cobra
EasynvestNão cobra
EliteCobrança ao ano
GenialNão cobra
GuideNão cobra
MiraeCobrança ao ano
modalmaisNão cobra
Nova FuturaCobrança ao ano
RicoNão cobra
SocopaNão cobra
TerraCobrança ao ano
ToroNão cobra
XPNão cobra

É muito importante lembrar que essa taxa zero está relacionada ao trabalho da corretora de valores (taxa de corretagem/taxa da instituição financeira). Mesmo com taxa zero, isso não significa que você não terá nenhum “gasto” a mais. Existem duas cobranças obrigatórias que, infelizmente, não tem como fugir:

  1. Imposto de Renda: os títulos do Tesouro são tributados pelo IR seguindo a tabela regressiva dos investimentos em renda fixa. Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menos impostos são pagos. A alíquota vai desde 22,5% até 15% sobre o rendimento.
  2. Taxa de Custódia: é cobrada uma taxa de 0,3% ao ano para que o título público fique cadastrado em seu nome na B3 (antiga BM&FBOVESPA).

Por isso é essencial fazer uma pesquisa em nosso Guia para encontrar a melhor corretora de valores para o SEU bolso e para as SUAS necessidades 😉


Você já investiu nos títulos do Tesouro Direto por alguma corretora? Qual é a sua preferida? Comente aqui embaixo 😉