Qual é o risco dos investimentos? Ações, fundos, renda fixa e mais

178
qual é o risco dos investimentos?

Você já comprou uma ação quando ela estava em alta e ela desvalorizou e você perdeu dinheiro? Ou você deixa todo o seu dinheiro na poupança porque acha que é o investimento mais seguro? Fique tranquilo, você não está sozinho! Mas hoje vamos te mostrar qual é o risco dos investimentos.

Para começar, há os títulos do Tesouro Direto. Eles estão no começo da lista porque são os investimentos mais seguros que existem no Brasil. Como são emitidos pelo Tesouro Nacional, contam com a garantia do próprio governo federal, ou seja, a entidade mais poderosa do país.

Em segundo lugar no pódio da segurança estão os títulos de renda fixa privada garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos. Caso algo aconteça com a instituição financeira, o FGC devolve o dinheiro do investidor se a aplicação for de até R$ 250 mil por grupo financeiro e R$ 1 milhão por CPF. Exemplos de investimentos assegurados: CDB, LCI, LCA, LC e RDB.

Com a medalha de bronze estão os investimentos em renda fixa que NÃO são garantidos pelo FGC. No caso de um título de um banco, é possível analisar o Índice de Basiléia da instituição financeira para saber qual é o risco. No caso de crédito privado (debêntures, CRIs, CRAs e FIDCs), é necessário analisar diretamente a empresa.

Mas e os fundos de investimento? E as ações da bolsa de valores? Ficou curioso para saber o risco dos investimentos fora da renda fixa? Confira o vídeo exclusivo que o Yubb preparou para você:

O que achou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever no canal do Yubb no YouTube e ativar as notificações para não perder os novos vídeos.


Você já conhecia o risco dos investimentos? Já perdeu dinheiro alguma vez? Conte para a gente com um comentário aqui embaixo! =)