Quem é a B3? Saiba como ela influencia nos seus investimentos

0
91

Mesmo se você nunca ouviu falar no nome B3, já ouviu falar em bolsa de valores. Em março de 2017, houve a fusão entre a BM&FBOVESPA e a CETIP, surgindo a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão – uma empresa importantíssima para o mercado financeiro.

A bolsa de valores surgiu, há mais de 100 anos, como um ponto de encontro entre compradores e vendedores. O Brasil já chegou a ter nove bolsas regionais espalhadas pelo país, mas, hoje, tudo se concentra em São Paulo.

Muitas pessoas associam bolsa com o mercado de ações, mas a verdade é que a B3 é uma empresa de infraestrutura para diversos tipos de investimentos. Dentro dela, também existe a antiga CETIP, que faz o registro e custódia dos ativos de renda fixa. Sim, o seu CDB também está registrado por lá!

As instituições financeiras (bancos, corretoras e etc) têm contato direto com a B3 já que todas as operações são feitas lá. Para transacionar ofertas de compras e vendas – seja renda fixa ou renda variável – tudo acontece com o apoio e sob a orientação da bolsa de valores.

Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre o assunto? O Yubb esteve no centro de São Paulo, dentro da B3, para gravar tudo para você. Quer ver como foi? Dá uma olhada:

O que achou do vídeo? Muito legal “entrar” na bolsa de valores, né? Então, inscreva-se no canal do Yubb no YouTube para não perder os novos conteúdos.

Quer saber mais sobre como a B3 influencia nos seus investimentos? Veja o nosso texto sobre o assunto.


Você sabia que a bolsa de valores agora se chama B3? Se tiver qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo! 😉