Saiba como declarar investimentos no imposto de renda

203
como declarar investimentos no imposto de renda

Todo começo de ano é a mesma coisa: o assunto mais falado é a declaração do imposto de renda. Muitas pessoas não sabem como fazer, não sabem o que precisa ser declarado e isso se torna uma dor de cabeça. Como a gente fala sobre investimentos aqui no Yubb, hoje você vai aprender como declarar investimentos no imposto de renda.

Para começar, vale dizer que, se você se encaixa na obrigatoriedade da declaração, você precisa declarar 100% de seus investimentos. Não importa se você tem R$ 10,00 na caderneta de poupança ou R$ 100.000,00 em ações, tudo precisa ser declarado. A Receita Federal pede transparência em todos os dados.

Todo tipo de informação precisa ter uma documentação suporte. Quando você for declarar investimentos no imposto de renda, não é diferente. O primeiro passo é: tenha o seu informe de rendimentos em mãos.

O informe de rendimentos é um documento que a instituição financeira precisa dar ao investidor que contém todas as informações do investimento realizado. Fique esperto: é sua obrigação ter esse documento em mãos! Se a empresa não te enviar, entre em contato para consegui-lo.

Quer saber como o programa da Receita Federal funciona e quais são os próximos passos? A gente esteve com Taís Pinheiro, contadora e sócia da Conube, para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Não esqueça de se inscrever no canal do Yubb, compartilhar o vídeo com os seus amigos e ativar as notificações para não perder nenhuma novidade!

 

Aprendeu a declarar investimentos no imposto de renda? Se tiver alguma dúvida, deixe aqui embaixo que a gente te responde =)