A taxa SELIC vai cair ou vai subir? Saiba como descobrir!

92

A taxa SELIC está no nível mais baixo da história, mas a pergunta que passa pela mente de todo investidor é: será que a taxa SELIC vai cair mais ou voltará a subir? 

Bem, o mercado econômico não é um lugar de muitas certezas, é só dar uma olhada na volatilidade das ações. Mas, mesmo assim, é possível ter uma ideia de qual será a projeção da taxa. 

Primeiro, você precisa entender que a taxa SELIC influencia em toda a economia do país. Inclusive, influencia diretamente tanto nos investimentos de renda fixa, quanto nos de renda variável. 

Em 2016, a taxa básica de juros chegou a 14,25% ao ano. Se você entrou agora no mundo dos investimentos certamente ficou chocado com essa informação. Mas, acredite, os investidores conservadores que adoram a renda fixa já tiveram seus dias de glória. Para você ter uma ideia, era possível encontrar títulos seguros com rendimento de até 20% ao ano!

Como nem tudo na vida são flores, a partir de 2016, a SELIC foi caindo gradualmente a cada reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) até chegar na sua mínima histórica de 5% (na data de hoje, 12/11/19).

Para você entender um pouco melhor como funciona: quanto maior estiver a taxa SELIC, menos incentivo as pessoas terão para investir em renda variável. Isso acontece porque os investimentos de renda fixa são muito mais seguros e seu rendimento depende da taxa básica de juros. Se ela está alta, significa que esses investimentos seguros renderão muito mais, então por que arriscar em renda variável?

A questão é que, a taxa SELIC estando na sua mínima histórica, fez muitos investidores migrarem para renda variável e deixou outros indecisos sobre o que fazer: “Será que a taxa SELIC vai cair mais ou vai voltar a subir?”.

Uma forma de você saber qual é a projeção para a próxima taxa SELIC é através do DI Futuro, quer saber como funciona?

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo que a gente te explica como saber qual a projeção da taxa SELIC para os próximos meses e, com isso, você terá mais informações para decidir se deve investir em renda fixa ou variável.

Agora ficou fácil entender como funciona a taxa SELIC e escolher o melhor tipo de investimento, né?

Se tiver qualquer dúvida ou quiser falar com a gente, é só deixar aqui embaixo, nos comentários! 😉