Small caps ou dividendos? Qual é a melhor ação?

92

Na hora de escolher ações de uma empresa, uma dúvida que muitos investidores têm é se vale mais a pena apostar em small caps ou em boas pagadoras de dividendos.

Afinal, o que pode proporcionar mais rentabilidade à carteira? Garantir o recebimento de dividendos periódicos ou contar com uma boa valorização dos títulos no longo prazo?

Antes de sabermos o que o Bernardo tem a dizer sobre isso, vamos falar um pouquinho sobre as duas situações: ações small caps e pagadoras de dividendos. Confira a seguir!

Small caps

As small caps são aquelas empresas que ainda não estão consolidadas no seu mercado de atuação. Isso porque ela pode ser bem jovem, e ainda está recebendo os primeiros investimentos, ou porque se reestruturou e precisa firmar novamente sua posição no mercado.

Independentemente do motivo, o fato é que as small caps possuem um grande potencial de valorização. No entanto, nada garante que isso irá se confirmar. Pode ser que, de fato, ela cresça e alcance a performance desejada, assim como pode ser que o mercado não responda bem a sua proposta, seja por erros de estratégia ou mesmo por causa de crises financeiras. Isso faz com que essas ações, de forma geral, apresentem mais risco do que as blue chips.

Uma vez que a prioridade dessas empresas é investir na expansão ou consolidação de seus negócios, normalmente as ações small caps não pagam dividendos. Há exceções, mas não são tão frequentes.

As small caps possuem um índice próprio na bolsa de valores. Clique aqui e saiba mais.

Ações pagadoras de dividendos

Por sua vez, as ações que pagam dividendos normalmente já estão em uma fase superior de maturidade se comparadas às small caps. Nesse grupo, estão a grande maioria das blue chips, ou seja, empresas com maior valor de mercado e volume de negociação da bolsa de valores.

Da mesma forma que acontece com as small caps, não significa que toda blue chip pague dividendos. Porém, como essas companhias já não precisam reinvestir com tanta frequência no próprio negócio, é mais comum que distribuam lucros a seus acionistas.

Neste artigo, aprenda como identificar as ações que pagam dividendos.

Mas afinal, o que é melhor? Investir em small caps ou em empresas que pagam dividendos?

No vídeo abaixo, o Bernardo explica detalhadamente cada uma das duas alternativas, e assume uma preferência. Quer saber no que ele investe? Então, clique no link e assista o vídeo na íntegra!

Aproveite e baixe GRATUITAMENTE o nosso e-book sobre “como investir em small caps” clicando no link logo abaixo do vídeo:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo