Como usar o balanceamento dinâmico para melhorar seus investimentos

1026
balanceamento dinâmico

Muita gente quer diversificar os investimentos, mas não tem ideia de como fazer isso sem correr muito risco. Uma técnica muito interessante e útil é o balanceamento dinâmico. Mas o que é isso e como funciona?

Balanceamento dinâmico é uma técnica desenvolvida por Benjamin Graham, um dos maiores investidores do mundo. Quando você não sabe o futuro da economia e quer ter um bom retorno, a ideia é dividir o seu dinheiro: 75% em renda fixa e 25% em renda variável.

Depois de um período (Graham recomenda um ano), você vai até o seu portfólio e observa como ele se comportou. Se a bolsa subiu, por exemplo, os seus 25% em renda variável tornaram-se 35%. O que você faz? Vende uma parcela disso e aplica em renda fixa para voltar a proporção original de 25%/75%. Ou seja, você vende na alta e compra na baixa, usando a volatilidade do mercado a seu favor.

A gente esteve com Luiz Fernando Roxo, do Zeneconomics e da TV Infomoney, que sabe tudo sobre o assunto, e ele deu dicas incríveis para aplicar na vida financeira. Tá preparado? Então PLAY!

Gostou do vídeo? Deixe um like, compartilhe com a galera, inscreva-se no canal do Yubb e ative as notificações para não perder nada

 

Vai começar a usar o balanceamento dinâmico nos seus investimentos? Se tiver alguma dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo 😉