Vale a pena investir em ações de empresas estatais?

Aqui no Yubb, a gente já fez diversos vídeos sobre algumas boas oportunidades de ações de estatais na bolsa. Mas hoje o Bernardo pensa um pouco diferente sobre o assunto.

O que fez o Yubb mudar de ideia sobre investir nessas empresas? Continue a leitura e entenda o que achamos hoje de investir em estatais!

Afinal, vale a pena investir em ações de empresas estatais?

Em primeiro lugar, a gente gostaria de deixar claro que esse artigo não é uma recomendação de venda de ações de estatais, ok? O Bernardo simplesmente está compartilhando a sua experiência com esses investimentos e explicando por que ele mudou de ideia sobre a composição de sua carteira!

Dito isso, vejamos agora algumas de suas ideias 😉

Por que comecei a investir em estatais?

Bernardo acha importante que, principalmente investidores que são mais buy and hold, pensem nos motivos por que compraram uma ação antes de vendê-la.

Antes de continuarmos, vamos abrir um parêntese para falarmos um pouquinho sobre o buy and hold. Trata-se de uma metodologia de investimentos com foco no longo prazo, muito utilizada pela análise fundamentalista.

O termo “buy and hold” vem do inglês, e significa “comprar e segurar”. Isso serve para descrever o perfil dos investidores que pensam no longo prazo. Ou seja, que compram as ações com o objetivo de “segurá-las”, e não de lucrar com a especulação de longo prazo.

Saiba mais sobre o buy and hold neste artigo. 

Voltando aos motivos do Bernardo, uma das razões pelas quais ele, até pouco tempo, gostava de estatais, era o fato de essas empresas terem bons fundamentos e estarem bem descontadas na bolsa. Além disso, as estatais têm maior respaldo em tempos de crises, pois contam com o apoio financeiro dos governos. Ou seja, mesmo que, eventualmente, elas performem mal, dificilmente quebrarão como acontece com empresas privadas.

Basicamente, foram os bons preços e a garantia do governo que fizeram o Bernardo se interessar por estatais. No entanto, com os recentes (e frequentes) escândalos de corrupção envolvendo a gestão dessas companhias, essa sensação de segurança nesses ativos passou a não ser mais tão percebida.

A gente não vai dar spoiler sobre o vídeo! Vale muito a pena você assisti-lo para que possa entender, com as palavras do Bernardo, como ele enxerga a atual situação das estatais em nosso país.

Clique abaixo e confira:

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo