Vale a pena ter conta em mais de uma corretora?

Vale a pena ter conta em mais de uma corretora?

Muitos investidores têm a sua corretora do coração. É aquela empresa em que eles aplicam o dinheiro desde o começo e que não abrem mão de investir por lá. Mas a verdade é que, ao se apegar a uma única instituição financeira, você acaba perdendo as melhores oportunidades do mercado. “Então vale a pena ter conta em mais de uma corretora?” SIM!

Os investidores financeiros de sucesso normalmente têm conta aberta em mais de uma instituição. Isso acontece porque eles sabem aproveitar todas as oportunidades do mercado e entendem que isso é muito importante para ganhar mais dinheiro.

Para quem está começando a investir, essa ideia pode parecer um bicho de sete cabeças. Se abrir conta e gerenciar os investimentos em uma única empresa já parece difícil, imagine fazer isso em diversas corretoras. Mas não é bem assim!

É claro que você deve tomar alguns cuidados. Como cada empresa tem um tipo de operação, você precisa se organizar para administrar todas as contas. Só que esses “cuidados” são muito pequenos perto de todos os benefícios que essa estratégia pode te trazer.

Antes de te mostrar os motivos para você abrir conta em mais de uma corretora, preciso da sua opinião! O que eu quero saber é: você indicaria a sua corretora para o seu melhor amigo? O que você pensa sobre os investimentos dela? O que você diria para o presidente da sua corretora? O Yubb está preparando um projeto incrível e a sua opinião vale ouro!

Clique no botão abaixo e responda à pesquisa. Só de respondê-la, você já estará concorrendo prêmios incríveis! Spoiler: você pode ganhar R$ 1.000,00! =)

Agora sim, vamos lá! No post de hoje, vou te provar que vale a pena ter conta em mais de uma corretora. Confira 5 motivos que mostram que essa estratégia só traz benefícios para o investidor.

Vale a pena ter conta em mais de uma corretora?

1. Rentabilidade

O principal motivo para eu te mostrar que vale a pena ter conta em mais de uma corretora é a rentabilidade. Se você só investe por uma única corretora, já deve ter percebido que ela não oferece todos os investimentos do mercado (isso seria impossível!). As boas rentabilidades estão distribuídas em diversas instituições e não concentradas em uma.

Isso significa que você precisa ter várias contas para aproveitar tudo de melhor que o mercado oferece! No mundo das finanças e dos investimentos, as boas oportunidades que aparecem, logo desaparecem. Para aproveitá-las e ganhar mais dinheiro, é necessário ficar ligado no mercado.

Como os investimentos podem perder o lastro (ou seja, perder a disponibilidade no mercado) muito rapidamente, se você não tiver a conta aberta naquela corretora, pode acabar perdendo uma ótima rentabilidade.

Um exemplo: você estava no Yubb e encontrou uma rentabilidade incrível! Um CDB que rende 140% do CDI e é distribuído pela corretora C. Como você ainda não tem conta na corretora C, precisa fazer a abertura. O processo é simples, mas leva 8 horas para você ter a sua conta aberta e ativa. Quando entra na plataforma para investir naquele CDB, ele sumiu!

Por conta dessas 8 horas de espera, você perdeu uma oportunidade muito boa que sacrificou a rentabilidade do seu investimento. Se você já tivesse a conta aberta, teria investido tranquilamente sem nenhum problema.

2. Processo online

Para abrir conta em um banco tradicional, você precisa ir fisicamente até a agência, levar seus documentos, levar cópia dos documentos, assinar contratos e passar por vários processos burocráticos. Dá preguiça só de pensar, né?

Mas o processo de abertura de uma conta de investimentos em uma corretora não funciona assim, não! Todo o processo é 100% online e o máximo que vai acontecer é você ter que mandar uma foto dos seus documentos pessoais. Com alguns cliques, é possível abrir uma conta direto do seu smartphone. Talvez você tenha que aguardar algumas horas para a aprovação, mas, tudo é feito digitalmente e sem nenhuma dor de cabeça.

3. Taxa zero

Como eu acabei de te contar, a conta de investimentos de uma corretora é muito diferente de uma conta corrente em um banco. Nos bancos (principalmente nos tradicionais), é necessário pagar uma taxa de manutenção mensal para ter acesso a transferências, saques, cheques e outras coisas.

Em uma conta de investimentos, não há nenhuma taxa de manutenção e, muito menos, taxa de abertura. Sim, você não vai pagar NADA para ter a sua conta aberta! Mesmo se você não fizer nenhuma operação, o seu custo será zero. Ao abrir contas em diversas corretoras, o máximo que vai acontecer é você ter algumas contas paradas, mas isso não importa já que não vai sair nada do seu bolso.

É importante dizer que, além da taxa zero na manutenção da conta, a maioria das corretoras tem taxa zero para os produtos em renda fixa (CDBs, RDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs e etc). Isso significa que, mesmo investindo, você não vai gastar nenhuma taxa adicional com a corretora (se o seu objetivo forem os produtos mais seguros de renda fixa).

4. Não há risco

Se você estava achando que abrir conta em várias corretoras era uma estratégia para minimizar riscos, você está muito enganado! O risco do seu investimento não depende da corretora porque esse tipo de empresa é só uma “ponte” entre o investidor e a instituição financeira que emitiu aquela aplicação.

Como o papel da corretora é apenas distribuir os investimentos, o seu dinheiro não está NA corretora, ele só PASSA por lá. Se você quer investir na LCI do banco X, por exemplo, não importa se você vai escolher a corretora A ou B. O seu dinheiro estará na LCI do banco X e não na corretora A ou B. Ou seja, não há risco nenhum em ter conta aberta em mais de uma corretora!

Se acontecer algum problema com a corretora, nada acontece com o seu dinheiro porque o seu dinheiro está no banco X em seu nome (CPF). Vale lembrar que, se você transferir o dinheiro para a corretora e nunca investi-lo, aí sim ele pertence à corretora. Mas ninguém faz isso, né? Ao transferir um valor para a sua corretora, você não vai deixá-lo parado.

5. Mais conhecimento

O último motivo (mas não menos importante) é que, ao investir o seu dinheiro em diversas corretoras, você vai adquirir mais conhecimento. Como cada plataforma possui o seu funcionamento característico e oferece diferentes tipos de produto, você vai conhecer várias opções que você não conheceria se estivesse investindo em uma só instituição.

Isso vai te transformar em um investidor muito mais experiente e com mais conhecimento de diferentes plataformas e produtos. Assim, fica muito mais fácil aproveitar as oportunidades do mercado e, é claro, ganhar mais dinheiro!

Agora que você já conheceu os 5 motivos para abrir conta em várias corretoras, é o momento de avaliar a sua! Clique no botão abaixo, responda à pesquisa e concorra a muitos prêmios EM DINHEIRO =)

 

E aí, consegui te convencer que vale a pena ter conta em mais de uma corretora? Qual é a corretora que você usa atualmente? Deixe abaixo a sua experiência e opinião!