Via Varejo (VVAR3): como foi o resultado do 4T20?

101

A Via Varejo (VVAR3) é uma das queridinhas dos brasileiros na bolsa de valores. Recentemente, o Bernardo comentou os resultados do último trimestre de 2020 (4T20) divulgados pela empresa. Neste artigo, veja algumas informações relevantes da companhia.

Resultados da VVAR3

De forma geral, o mercado ficou bastante animado com os resultados da companhia no 4T20 e, também, no acumulado do ano.

Mas antes de falarmos nos resultados, que tal vermos um breve histórico da empresa e das modificações que ocorreram nos últimos anos? Confira a seguir!

Quem é a Via Varejo?

A empresa é detentora das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Bartira. Ao todo, a rede possui mais de mil lojas e aproximadamente 60 milhões de clientes em todo o país.

Histórico da empresa

A empresa nasceu no ano de 2009, quando a rede Pão de Açúcar, controlada pelo grupo francês Casino, comprou a Casas Bahia. No ano seguinte, o Pão de Açúcar adquiriu mais uma varejista: a Ponto Frio, que era controlada pela Globex Utilidades S.A.

Outra aquisição do grupo ocorreu em 2013. Dessa vez, foi a Bartira, fornecedora exclusiva dos móveis vendidos nas Casas Bahia e Ponto Frio.

Porém, a grande mudança societária do grupo aconteceu em 2019, quando o Pão de Açúcar vendeu toda a sua participação para a família Klein, fundadora das Casas Bahia.

Nova gestão da rede

Essa troca de gestão deu início a uma reestruturação total na empresa. Um dos principais focos foram os investimentos em tecnologia, para fortalecer o comércio eletrônico. Essas ações já estavam no planejamento original dos novos controladores, porém foram antecipadas por causa da pandemia, que exigiu uma rápida readaptação dos canais de venda.

Nesse sentido, merece destaque a plataforma “Me Chama no Zap”, criada em plena pandemia. A ferramenta compensou em grande parte o fechamento das lojas físicas nos primeiros meses do isolamento, pois fez com que 20 mil vendedores conseguissem atender aos clientes remotamente.

E-commerce continua crescendo

O e-commerce da rede, que começou a ser turbinado na metade do ano passado, ainda está em crescimento. Somente o marketplace, registrou cerca de 10 mil lojistas ativos no final de 2020, o que corresponde a um aumento de 90% comparado ao 4T19

Segundo declaração da empresa no último balanço, no final de dezembro, mais de 70% dos clientes que fizeram compras online se utilizaram de apps e mobile sites. Nas palavras da companhia, “a transformação digital permitiu, em pouco tempo, uma grande virada no nosso crescimento e na nossa rentabilidade.”

E o que dizer sobre os números da VVAR3?

O Bernardo fez uma análise dos principais indicadores financeiros da Via Varejo. Clique no link e assista ao vídeo para saber tudo sobre os números e sobre as expectativas do mercado em relação a essa gigante do varejo!

Gostou do vídeo, Yubber? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos principais assuntos sobre o mercado financeiro! 

Instagram: @yubbinvestimentos / Twitter: @yubb_invest / Youtube: Yubb / Telegram > Clique aqui para entrar no grupo